NOTÍCIA

Gestão

Uma escola admirável

Este artigo não é uma receita, não é feito para ser seguido como um passo a passo, e sim para propor uma reflexão sobre o cotidiano da sua escola

Publicado em 07/05/2024

por Redação revista Educação

Por Andrezza Amorelli*: Durante esta leitura, te faço um convite: lembre-se da sua história com a educação. Pense naquele primeiro dia de aula. No agradecimento em uma noite de formatura. Aquele estudante que volta para contar como tem sido a sua vida depois que partiu… dos ombros amigos, dos momentos difíceis e da vontade de desistir, que sempre acaba sendo vencida pela certeza do propósito — tudo isso está relacionado a uma escola admirável.

—–

Leia também

Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica

José Pacheco: burocratas da educação limitam a autonomia da escola

—–

Caminhando por escolas em diversos tempos e espaços percebo que a maioria começa com um sonho que vira realidade. Então pense comigo: como transformar esse sonho em uma escola admirável?

Uma reflexão para pensar sobre cada colaborador. Na rotina. Um momento para validar a sua equipe, mostrar para seus estudantes e evidenciar para famílias e colaboradores o quanto vocês são admiráveis.

======

Participe do evento Escolas Mais Admiradas em 19 de junho, capital paulista. Clique aqui

======

Nosso processo começa com uma definição clara da missão e da visão da escola, destacando os valores fundamentais, objetivos educacionais e a direção estratégica a ser seguida. Depois, com a formação de uma equipe de liderança forte e comprometida, incluindo diretores, coordenadores pedagógicos e administrativos que compartilhem a visão da escola e sejam capazes de implementá-la efetivamente. 

Selecione cuidadosamente professores e funcionários que, apaixonados pela educação, tenham habilidades pedagógicas sólidas, sejam inovadores e estejam comprometidos com o sucesso dos alunos, e remunere de forma justa essa equipe. 

escola

“Caminhando por escolas em diversos tempos e espaços percebo que a maioria começa com um sonho que vira realidade”, diz Andrezza Amorelli (Foto: Shutterstock)

Desenvolva um currículo abrangente, atualizado e alinhado com os padrões educacionais, incorporando metodologias de ensino ativas, como: aprendizagem baseada em projetos, colaboração e resolução de problemas. Invista em recursos tecnológicos modernos e uma infraestrutura adequada para apoiar o ensino e a aprendizagem, incluindo salas de aula digitais, laboratórios, bibliotecas e espaços de aprendizagem colaborativa.

—–

Leia também

Direção escolar que atua como líder aumenta pontos no Saeb, diz Mozart Ramos

O cerco irrefletido da proibição de celular na escola

—–

Ofereça uma ampla gama de programas extracurriculares, clubes, atividades esportivas e culturais e permita que os alunos explorem seus interesses, desenvolvam habilidades adicionais e promovam o senso de comunidade.

Implemente programas e recursos para apoiar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, incluindo orientação profissional, aconselhamento, educação emocional e habilidades de comunicação. Estabeleça parcerias sólidas com a comunidade local, empresas, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino superior para enriquecer a experiência dos alunos (ninguém caminha sozinho). Ofereça oportunidades de aprendizado prático e promova o engajamento cívico. 

Implemente um sistema robusto de avaliação do desempenho dos alunos e da eficácia dos programas, utilizando dados para tomar decisões informadas e realizar melhorias contínuas em todos os aspectos da escola.

E, por fim, pensar primeiro nas pessoas que aí estão. São as pessoas que fazem um sonho virar uma escola e uma escola se tornar admirável. A escola é gente, e gente precisa ser cuidada e respeitada.

*Andrezza Amorelli é mentora de inovação escolar e já foi diretora escolar. Também atua na construção do evento da revista Educação, Escolas Mais Admiradas, que ocorrerá em 19 de junho, em SP. Clique aqui e saiba mais.

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

desinformação

Combater a desinformação passa por plataformas digitais transparentes,...

+ Mais Informações
Portrait,Of,Multi-cultural,Elementary,School,Pupils,With,Female,Teacher,Outdoors

Evento Escolas Mais Admiradas debaterá antirracismo e gestão democrática

+ Mais Informações
convivência escolar

Convivência escolar: como combater bullying e outras violências

+ Mais Informações
escola

Uma escola admirável

+ Mais Informações

Mapa do Site