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Bett Brasil

Diante de sua importância, Saeb necessita de atualização

Mudança de matriz e utilização de textos com itens mais longos são algumas das expectativas para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Publicado em 25/04/2024

por Redação revista Educação

Saeb Para se alinhar com as necessidades da geração atual, o Saeb precisa passar por mudanças (Foto: revista Educação)

Tido como um dos principais termômetros da qualidade da educação básica, as transformações necessárias no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) para que ele se transforme e impacte ainda mais o futuro dos estudantes têm sido palco de discussões com diferentes especialistas, inclusive, por conta das recentes diretrizes educacionais, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) até o novo ensino médio.

Para Júlio Meireles, secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Educação do Pará, é preciso aproveitar o que o Saeb trouxe de bom até hoje, mas fazer correções necessárias olhando para a geração atual. 

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Fred Amancio, secretário de Educação do Recife e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), analisa que o Saeb, desde sua criação, trouxe dados que permitiram uma análise mais precisa dos estudantes e da educação e, consequentemente, pensar em políticas para os estados e municípios. 

O assunto é quente, tanto que O novo Saeb: desafios, inovações e caminhos para o futuro é o título de um dos painéis da Bett Brasil 2024*, que aconteceu ontem, 24. Júlio, Fred, Maria Helena Guimarães de Castro, uma das criadoras do Enem e titular da cátedra IAS-IEA/USP, e Rubens Lacerda Junior, diretor de Avaliação da Educação Básica, participaram do painel. A mediação ficou por conta do jornalista Rubem Barros, ex-editor da revista Educação

O novo Saeb

Durante o painel, Rubens Lacerda contou um pouco sobre quais são as principais mudanças no Saeb visando fornecer um melhor panorama para as escolas. Para ele, não existe a expectativa de manter a matriz como está. Lacerda afirma que o Inep está fazendo a revisão dessas matrizes e que já existe uma “discussão avançada para o ensino fundamental”. 

Também há uma expectativa para uma revisão dos questionários contextuais. De acordo com Lacerda, Itens de respostas construídas e a utilização de textos com itens mais longos e questões que avaliem os alunos de forma global são outros pontos que estão sendo debatidos.

Questionado sobre a solução do problema de manipulação dos resultados do Saeb dentro das instituições de ensino, Rubens diz que uma forma de transformar esse cenário é por meio da conscientização da importância dos resultados da avaliação. 

Necessidades dos estudantes

É preciso focar também nas necessidades dos estudantes. “O que vamos discutir hoje para que daqui há 20, 30 anos permaneça válido?”, questiona Júlio Meireles sobre a necessidade de mudanças no Saeb. 

De que forma é possível consolidar essa avaliação da alfabetização, como o Ministério enxerga o aluno que é avaliado, e se cabe a implementação das habilidades propostas na BNCC, são outras questões pontuadas por Meireles. 

Maria Helena complementa a fala de Júlio e destaca a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais pontuadas na Base. Ela conta que existem estudos aprofundados que mostram como é possível aliar a questão cognitiva ao desenvolvimento dos estudantes, e exemplifica a questão falando sobre a avaliação voltada ao socioemocional que o Instituto Ayrton Senna, do qual Maria é titular da cátedra, fez com os alunos de Sobral, no Ceará.

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Desafios

Existem desafios no processo de formação do estudante e a transformação do Saeb. Fred Amancio pontua que hoje o principal foco da avaliação é a proficiência do estudante. Porém, o maior desafio dentro do cenário é a desigualdade. 

“Para a gente ter um olhar para as desigualdades precisamos incluir também a dimensão da equidade”, destaca Amancio. 

A combinação de alguns indicadores pode ser capaz de medir essa desigualdade, segundo Fred. Ele finaliza alertando que sem termos um olhar para a alfabetização não faremos grandes avanços na educação. 

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Bett Brasil

*A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia na América Latina. Em 2024, acontece de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, SP. E nós, da Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Clique aqui para ficar por dentro de tudo.

Nossa cobertura jornalística tem o apoio das seguintes empresas: Epson, International School, FTD Educação, Cricut e NR.

Acompanhe a programação completa da Bett Brasil: https://brasil.bettshow.com/agenda-online

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