NOTÍCIA

Bett Brasil

FTD Educação prioriza indicadores sociais como métricas de performance após ter dobrado de tamanho nos últimos quatro anos

Empresa reforça missão e posicionamento como ecossistema de soluções educacionais que transformam a sociedade e avança em parcerias com edtechs

Publicado em 22/04/2024

por Educação apresenta

Apresentado por FTD Educação: Para reforçar a missão e o posicionamento como um ecossistema de soluções educacionais que transformam a sociedade, a FTD Educação, uma das maiores empresas do segmento da educação e com 122 anos de história, tem investido em inovação e no crescimento sustentável, baseada em indicadores sociais como métricas de performance.  

Nos últimos quatro anos, a empresa dobrou de tamanho, gerando impacto social significativo nas comunidades e nos públicos que se relacionam com suas atividades. E a expectativa é dobrar novamente nos próximos seis anos, com foco em inovação e intensificação dos esforços na transformação da cultura ágil, digital e voltada ao cliente, além do reforço na ampliação da agenda ESG.  

Para isso, a empresa contratou uma consultoria especializada na área, a SEED, para elaboração de um relatório detalhado sobre maturidade e materialidade da FTD em relação ao tema. As conquistas já são significativas, especialmente no Parque Gráfico, um dos maiores da América Latina, com produção de mais de 80 milhões de livros por ano.   

Gráfica

A FTD Educação é uma das maiores empresas do segmento da educação e com 122 anos de história (Foto: Divulgação)

 

Gráfica FTD

Gráfica FTD Educação (Foto: Divulgação)

No local, o projeto-piloto Aterro Zero tem como meta, em 2024, que nenhum resíduo gerado seja destinado a aterros sanitários. A gráfica também conta com estratégias de gestão sustentável da água, da energia e do uso do gás, entre outros.   

No pilar Social, entre as diversas ações, a empresa promoveu a doação de milhares de títulos próprios para o fomento de bibliotecas comunitárias, instituições de inclusão social em áreas de vulnerabilidade e organizações de forma geral, que trabalham com crianças e adolescentes. 

Campanhas de arrecadação de agasalhos e material escolar, iniciativas ligadas à diversidade e à inclusão e apoio a projetos de formação de professores para incentivo à leitura, como o Pequenos Leitores, também estão entre as ações da companhia. O relatório completo de sustentabilidade será divulgado nos próximos meses.    

A FTD é uma das principais fornecedoras de livros didáticos para o PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), além de atuar com sistemas de ensino em mais de 4.500 escolas da rede privada e em escolas públicas de aproximadamente 200 municípios, com cerca de 1,5 milhão de estudantes, dos quais cerca de 900 mil na rede privada, 450 mil na rede pública e 150 mil em idiomas.  

Da educação infantil ao ensino médio, a empresa impacta a jornada educacional de mais de 20 milhões crianças e adolescentes todos os anos. Só no ensino público, a cada 10 estudantes, praticamente oito utilizam pelo menos um livro da FTD Educação em sua rotina escolar.  

Ricardo

Ricardo Tavares, diretor-geral (Foto: Jô Capusso)

“Somos movidos por uma missão: levar uma educação transformadora para alunos de todo o país, apoiada em valores que ajudam a formar crianças e jovens como cidadãos protagonistas e ativos na sociedade. Nosso propósito e nossas soluções educacionais fomentam as habilidades e a capacidade de cada gestor, professor e estudante para construir um futuro mais promissor, disruptivo e humano”, diz Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação.  

Parceria da FTD Educação com as edtechs 

A partir do posicionamento da FTD Educação como um ecossistema de soluções educacionais, conectado ao mercado de tecnologias educacionais alavancado pelas startups de educação, a empresa adquiriu integralmente a edtech Pontue, plataforma de produção escrita e correção de redação com suporte de inteligência artificial, e tem participação minoritária na edtech Estuda.com (voltada para avaliações e simulados) e no Diário Escola, um superaplicativo de gestão escolar.   

A companhia também tem parceria comercial com as startups Zoom Education for Life e Geppetto, além do Instituto Ayrton Senna (IAS), que iniciou este ano a aplicação de avaliação socioemocional para estudantes dos anos finais do fundamental e do ensino médio de escolas adotantes da Metodologia OPEE.    

A estimativa da empresa é superar R$ 1,5 bilhão em faturamento em 2024, com a ampliação da liderança no mercado privado. Atualmente, a FTD tem aproximadamente 20% de market share em sistemas de ensino. Também busca reforçar a liderança no PNLD, do Governo Federal, chegando a 33% de participação de mercado.   

A FTD Educação é uma das 50 maiores editoras do mundo, ocupando a 48ª posição no ranking Global 50 Publishing 2023, divulgado na Alemanha. 

A empresa faz parte do Grupo Marista, instituição que atua em diversos setores, como na área de educação básica por meio da FTD Educação; na educação superior, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e ainda na saúde, na qual administra o Hospital São Marcelino Champagnat e o Hospital Universitário Cajuru. 

O Grupo Marista também trabalha em defesa de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade; e a Rede Marista de Solidariedade, por meio de projetos sociais e bolsas de estudos, atende mais de 7 mil crianças e jovens. 

Destaques na Bett Brasil 2024   

A FTD Educação participa da Bett Brasil 2024, o maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina, entre os dias 23 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, apresentando soluções alinhadas aos constantes movimentos e transformações do segmento da educação.  

Para expandir sua presença no mercado bilíngue e ultrapassar a marca de 250 mil estudantes atendidos, o destaque está no StandFor Evolution. A marca passou por um rebranding este ano, fortalecendo ainda mais sua oferta de formação para alunos bilíngues. 

O principal diferencial é que o programa de idiomas se molda à realidade de cada escola, com carga horária ampliada de ensino da língua inglesa de acordo com o objetivo da instituição de ensino, além do acesso a recursos de gamificação e personalização da plataforma Geppetto e apoio para certificações internacionais. 

Desde 2019, o selo StandFord já é adotado em quase 500 escolas por todo o Brasil, atendendo aproximadamente 150 mil alunos e 1.200 professores.   

Para a área pública, que atualmente engloba cerca de 200 municípios e 450 mil estudantes, a FTD Educação preparou uma nova campanha para o SIM Sistema de Ensino, SIM! Alfabetização em Foco, Saeb em Foco e para a Coleção Velejar, que ganharam nova identidade visual e atualizações.   

Outro destaque é o FTD Sistema de Ensino, que já atendeu mais de 1,2 milhão de estudantes e que tem o título inédito de hexacampeão no Prêmio Top Educação, reconhecido como marca mais lembrada entre todos os sistemas de ensino do Brasil. 

O FTD Sistema de Ensino teve resultados relevantes no SISU (Sistema de Seleção Unificada) 2023, processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza vagas em cursos de instituições do ensino superior público, com mais de 3.200 aprovações; além do ingresso de estudantes em universidades federais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.   

A FTD também terá atrações especiais no estande, como minipainéis com temas relevantes para educadores e a apresentação do psicoterapeuta Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE. Leo Fraiman vai falar sobre Projeto de Vida, em 25/04, a partir das 15 horas, no estande da FTD.  

Com foco integral na sustentabilidade, o estande da FTD na Bett Brasil tem 240 m² e mescla materiais recicláveis e reutilizáveis com itens tecnológicos. O espaço é construído com madeira proveniente de reflorestamento e base de piso executada com estrutura de ferro, para ser reaproveitada.  

Daniela

Daniela Silveira, gerente de eventos (Foto: Divulgação)

“Estamos empenhados em seguir os princípios de responsabilidade ambiental em todas as etapas do evento, desde a construção do estande até sua desmontagem. Isso inclui a utilização de materiais reutilizáveis sempre que possível, a redução do uso de madeira proveniente de reflorestamento e o correto gerenciamento dos resíduos, visando minimizar o desperdício”, diz Daniela Lima, gerente de eventos da FTD Educação.   

—–

Leia também

No mundo das palavras, nem todos têm acesso à alfabetização

Caminhos para gestores e professores implantarem a educação ambiental em suas escolas

—–

Bett Brasil

*A Bett Brasil é o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. Este ano acontece de 23 a 26 de abril no Expo Center Norte, SP. E nós, da revista Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Clique aqui para ficar por dentro de tudo.

A FTD Educação está entre as empresas que estão apoiando a nossa cobertura jornalística.

—–

Autor

Educação apresenta


Leia Bett Brasil

propósito

Propósito e missão para uma educação sustentável

+ Mais Informações
projetor-interativo-epson

Como tornar a tecnologia digital uma aliada do professor

+ Mais Informações
inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
augusto-cury-intoxicacao-digital-

Intoxicação digital e o papel da escola, segundo Augusto Cury

+ Mais Informações

Mapa do Site