NOTÍCIA

Políticas Públicas

PNLD Educação Infantil 2026 terá material voltado aos educadores

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) voltado à educação infantil terá três tipos de materiais: livros literários e livros informativos voltados às crianças, e livros de referências para os educadores. Esse formato foi apresentado durante uma reunião preliminar técnica sobre o […]

Publicado em 29/01/2024

por Redação revista Educação

PNLD Educação Infantil_1 Foto: shutterstock

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) voltado à educação infantil terá três tipos de materiais: livros literários e livros informativos voltados às crianças, e livros de referências para os educadores. Esse formato foi apresentado durante uma reunião preliminar técnica sobre o edital do material para 2026, transmitida ao vivo no canal do YouTube do Ministério da Educação (MEC), na quarta-feira, 24. 


Leia também

Primeira infância e o papel da escola no desenvolvimento pleno

PNLD: São Paulo continua com livros impressos


“Pensamos os livros de literatura enquanto arte e espaço ficcional que alimenta o imaginário das crianças e a possibilidade delas pensarem em si mesmas, no outro e no mundo. Os livros informativos são aqueles que provocam perguntas. Mais do que responder às curiosidades, eles vão trazer mais indagações e a vontade de aprender. E para os educadores, livros de referência e estudo voltados para toda a equipe escolar”, contou durante a reunião Patrícia Corsino, professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ.

Espaço de escuta

Patrícia também reforçou a importância de ouvir os educadores para a elaboração do novo edital. “O que ocorreu no edital passado foi uma inadequação do livro didático, em que ele universalizava demais e não entrava nas questões específicas de cada grupo”, comentou. 

Segundo Alexandre do Nascimento Santos, diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica do MEC, que também participou da reunião preliminar, as políticas públicas voltadas para a educação infantil eram vistas como uma etapa de transição para o ensino fundamental, não se atentando aos seus próprios diferenciais.   

 

“O PNLD Educação Infantil voltará a respeitar e reconhecer as infâncias brasileiras como sujeito de direitos, pensando na centralidade das características do processo de desenvolvimento de bebês e crianças na hora de selecionar que tipo de material didático irá contemplar”, apresentou Alexandro.
PNLD Educação Infantil
Foto: shutterstock

Com o objetivo de entender, montar o PNLD e refletir a realidade das infâncias brasileiras, está aberto um espaço de troca para os professores(as) e interessados no edital enviarem críticas ou sugestões para o e-mail disponibilizado pelo MEC: pnld@mec.gov.com.br

 

“Neste momento estamos — anterior à audiência pública que faremos no futuro — colocando e compartilhando com a sociedade [uma preliminar do edital] para podermos receber contribuições dos que trabalham, produzem e entendem de educação infantil para construirmos algo que seja realmente efetivo”, apontou Nadja Cezar, coordenadora-geral do livro do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

A elaboração da concepção teórico-pedagógica e da estrutura do material a ser adquirido pelo PNLD é responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com o FNDE. O edital do PNLD Educação Infantil está programado para ser lançado neste ano e entregue em 2026.



Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica



Leia também:

Educação infantil: matérias, vídeo e podcast sobre o tema

Autor

Redação revista Educação


Leia Políticas Públicas

avaliação socioemocional

Cultivando competências socioemocionais para o futuro

+ Mais Informações
Saeb

Diante de sua importância, Saeb necessita de atualização

+ Mais Informações
violência escolar

Caminhos para combater a violência escolar

+ Mais Informações
alfabetização

No mundo das palavras, nem todos têm acesso à alfabetização

+ Mais Informações

Mapa do Site