NOTÍCIA

Conhecimento

Educação infantil: matérias, vídeo e podcast sobre o tema

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, atendendo crianças de zero a seis anos. Segundo o Censo Escolar 2022 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em […]

Publicado em 25/08/2023

por Redação revista Educação

educação infatil Foto: shutterstock

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, atendendo crianças de zero a seis anos. Segundo o Censo Escolar 2022 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em creches teve aumento de 8,9% na rede pública e 29,9% na rede privada comparado ao ano anterior. São 74,4 mil creches em funcionamento no Brasil. Também foram registradas mais de 5 milhões de matrículas na pré-escola.

Para muitos especialistas, a educação infantil é uma das fases mais importantes da educação básica. Hoje, 25 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil — data escolhida em homenagem à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, que dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.

Confira algumas matérias, vídeo e podcast que a revista Educação produziu sobre educação infantil

Podcast Brasil Educação

  • Confira no episódio 04 a importância do desenvolvimento da criança na primeira infância e o papel da neuroeducação, que conta com a participação de Daniele Pereira de Souza, psicóloga, psicoterapeuta comportamental e membra do Projeto pela Primeira Infância e Maria Beatriz Linhares, professora associada do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP, USP, e membra do Comitê Científico do Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI).

Matérias

Assista também:

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

Movimento LED

Com Lázaro Ramos, programa apresentará projetos educacionais vencedores...

+ Mais Informações
inglês

Para 54% dos brasileiros, educação formal não gera proficiência em...

+ Mais Informações
mostra

Escola Lourenço Castanho inova e inaugura exposição itinerante

+ Mais Informações
Desafio LED

Estudantes podem ganhar 300 mil no Desafio LED 2024. Participe

+ Mais Informações

Mapa do Site