Notícias

Pesquisa mapeará avanços da sustentabilidade nas escolas brasileiras

Até que ponto as escolas brasileiras assimilam as questões relativas ao desenvolvimento sustentável e reconhecem a importância da educação para a realização da Agenda 2030 da ONU? Os professores conhecem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e implementam projetos e atividades relacionadas à sustentabilidade nas […]

Publicado em 20/07/2023

por Redação revista Educação

ODS_sustentabilidade nas escolas_2 Foto: shutterstock

Até que ponto as escolas brasileiras assimilam as questões relativas ao desenvolvimento sustentável e reconhecem a importância da educação para a realização da Agenda 2030 da ONU? Os professores conhecem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e implementam projetos e atividades relacionadas à sustentabilidade nas escolas? Essas são algumas das perguntas que a pesquisa Sustentabilidade nas escolas do Brasil, lançada pelo Instituto Significare, se propõe a responder. 


Leia também:

Sustentabilidade e educação: o desafio real da transformação

A cobertura da mudança climática nos livros didáticos


A pesquisa é dirigida aos professores e gestores de escolas, públicas e particulares e, ao responder o questionário, os participantes receberão gratuitamente a publicação final contendo os resultados e as melhores práticas mapeadas pela pesquisa. Para ter o acesso da pesquisa, clique aqui. 

A pesquisa surgiu a partir da necessidade de se ampliar o conhecimento sobre a presença das temáticas relacionadas aos ODS na educação brasileira e conhecer as ações educativas e escolas alinhadas à sustentabilidade, que de alguma forma estão ajudando a realização da Agenda 2030, que é um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos. 

A partir de estudos sobre as práticas de professores inscritos no Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, constatou-se que temáticas ligadas à sustentabilidade estão muito presentes em projetos da educação infantil ao ensino superior.

sustentabilidade nas escolas
Foto: shutterstock

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela ONU para serem atingidas até 2030, visando a construção de um mundo melhor para todos e desenvolvido de forma mais sustentável. Os objetivos – que também são conhecidos como “Agenda 2030” – contemplam necessidades como: erradicação da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia limpa e acessível, ação contra a mudança global do clima, entre outros. 

A proposta da pesquisa, além de identificar escolas que desenvolvem ações alinhadas à sustentabilidade, é saber como os ODS estão integrados ao currículo e ao dia a dia da sala de aula, de forma prática.

“As respostas do questionário nos fornecerão uma visão ampla de como a discussão sobre o desenvolvimento sustentável faz parte do processo de ensino-aprendizagem no Brasil, permitindo-nos saber: até que ponto os professores e escolas estão alinhados ao tema e as ações no campo da educação endereçadas aos ODS”, comenta o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare. 

A pesquisa conta com o apoio da Bett Brasil e de outros agentes importantes da educação e está disponível em Pesquisa sustentabilidade nas escolas.

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site