ARTIGO

Olhar pedagógico

PNLD 2023 – anos iniciais: lançamentos da Editora do Brasil

Com o retorno das aulas presenciais, percebeu-se que a educação básica pública ainda sofre as consequências do ensino a distância imposto pela covid-19. Para reverter esse quadro, é preciso que o professor tenha a seu alcance conteúdos que o auxiliem a recuperar a aprendizagem de […]

Group Of Multi-Cultural Children Reading On Window Seat Group Of Multi-Cultural Children Reading On Window Seat

Com o retorno das aulas presenciais, percebeu-se que a educação básica pública ainda sofre as consequências do ensino a distância imposto pela covid-19. Para reverter esse quadro, é preciso que o professor tenha a seu alcance conteúdos que o auxiliem a recuperar a aprendizagem de seus alunos. 

Um forte aliado nessa árdua tarefa é o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que em 2022, terá sua edição para os anos iniciais do ensino fundamental. Nesse ano ele traz diversas novidades, entre elas os Recursos Educacionais Digitais (REDs), os livros de práticas e acompanhamento da aprendizagem e os livros de formação pedagógica. Na primeira fase de escolha, o foco continua sendo a obra didática, que, além de adequada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deverá atender aos preceitos da Política Nacional de Alfabetização (PNA). 

Para essa primeira fase, a Editora do Brasil traz coleções com propostas pedagógicas consistentes, elaboradas por autores que também são professores da educação básica, e que podem ser baixadas no site www.pnldensinofundamental.editoradobrasil.com.br. Ao realizar sua análise, sugerimos que você fique de olho nos seguintes pontos:

BEM-ME-QUER MAIS – Uma coleção completa

Para começar, em língua portuguesa a apresentação da letra cursiva é realizada em ordem alfabética e, do 2º ao 5º ano, o destaque fica com os estudos da língua e da escrita. Para matemática, as estratégias didáticas foram baseadas em pesquisas sobre como os estudantes aprendem esse componente. Os livros de história incentivam a cidadania e o respeito à diversidade humana já na sala de aula. Em geografia, os volumes trazem diversidade de fotos, ilustrações, mapas, gráficos e esquemas. A coleção de ciências traz uma linguagem visual renovada, com melhor disposição das imagens para uma leitura mais fluida. Por fim, os livros de arte têm como objetivo despertar no estudante suas singularidades e aptidões criativas, com orientações objetivas para o docente aplicar práticas artísticas em sala de aula. Veja mais.

NOVO AKPALÔ – Edição atualizada

Nos livros de matemática, o professor encontra apoio à avaliação diagnóstica, de acompanhamento e de resultados, do início ao fim do ano. Os livros de história, geografia e ciências também contribuem para o processo de alfabetização, principalmente os três primeiros volumes. Por fim, os livros de Projetos Integradores utilizam metodologias ativas e se organizam em 4º ano, com ciências da natureza e linguagens, e 5º ano, com ciências humanas e ciências da natureza. Veja mais.

PNLD 2023
Foto: Envato Elements

MATEMÁTICA BONJORNO – Lançamento

Esta é a grande novidade da Editora do Brasil. Agora, os renomados autores José Roberto Bonjorno, Regina Bonjorno e Tânia Gusmão estão de casa nova, com uma coleção ainda mais conectada com o universo das crianças. Alguns pontos fortes dessa obra são: intensa utilização da ludicidade para engajar as crianças; diversidade de exercícios extraídos de Olimpíadas Matemáticas de diversas regiões do Brasil; e matemática trabalhada como um componente integrado a outras áreas do conhecimento e a situações-problema da vida cotidiana. Veja mais.

CONHECER E TRANSFORMAR – Projetos Integradores – Lançamento

A coleção, voltada para 4º e 5º anos, trabalha com metodologias ativas para engajar toda a turma em um jeito diferente de aprender, que vai além da aula expositiva e da escuta passiva. Os projetos baseiam-se na interdisciplinaridade entre ciências, geografia e história e são potencializados por temas atuais e recursos como memes, vídeos e imagens da internet. Alguns temas explorados nos volumes são Jogos e suas regras, África em nossa cultura, Vacinas para a saúde e Consumo responsável. Veja mais.

Saiba mais sobre a Editora do Brasil

Estamos há mais de 78 anos desenvolvendo conteúdos educacionais que abrangem da educação infantil ao ensino médio. Hoje, estamos presentes em mais de 70 mil escolas, chegando às mãos de mais de 20 milhões de estudantes das redes pública e privada.
WhatsApp para atendimento: (11) 99329-5316 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

Leia também:

Educação com base em valores

O PNLD em passo a passo

Autor

Apresentado por Editora do Brasil


Leia Olhar pedagógico

Educação inclusiva

Educação inclusiva: estratégias pedagógicas para promover a equidade

+ Mais Informações
atividades culturais

Escola é o principal ponto de atividades culturais da população, diz...

+ Mais Informações
2 Colégio Marista editada

Pensamento computacional, estratégia para múltiplas habilidades

+ Mais Informações
estudantes-não-pensar

Estudantes são treinados para não pensar?

+ Mais Informações

Mapa do Site