NOTÍCIA

Formação docente

Globo lança evento de educação gratuito com 24 horas de conteúdo

A educação tem o poder de transformar vidas. Por meio dela é possível trilhar novos caminhos, escrever novas histórias, buscar diferentes propósitos e promover inclusão social. E o Movimento LED, uma iniciativa Globo e Fundação Roberto Marinho, surgiu com o objetivo de iluminar práticas inovadoras na […]

Publicado em 07/07/2022

por Redação revista Educação

Mesa - Quando tudo começa - formando cidadãos desde a infância 2

A educação tem o poder de transformar vidas. Por meio dela é possível trilhar novos caminhos, escrever novas histórias, buscar diferentes propósitos e promover inclusão social. E o Movimento LED, uma iniciativa Globo e Fundação Roberto Marinho, surgiu com o objetivo de iluminar práticas inovadoras na educação que estão mudando a realidade de milhares de pessoas no Brasil. E para ampliar essa grande corrente em prol da educação, nos dias 8 e 9 de julho, será realizada a 1ª edição do Festival – LED Luz na Educação, um evento gratuito, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro.

———

Leia: Globo premiará em R$1,2 milhão projetos nacionais voltados à educação

———

O festival, promovido pela Globo, FRM e a plataforma Educação 360, da Editora Globo, vai contar com 24 horas de conteúdo, 50 mesas de conversas, mais de 100 palestrantes, além de 11 oficinas, experiências imersivas, visitas guiadas, pocket shows e muita troca de conhecimento. As rodas de conversas vão acontecer simultaneamente nos dois Museus e, para participar das mesas, basta se inscrever através do site festivalled.com.br. Todo a transmissão do evento será feita pelo Canal Futura e veiculada ao vivo pelo Globoplay, g1, redes sociais dos jornais O Globo e Valor Econômico, além da plataforma Educação 360.

No primeiro dia de evento, no palco LED Inspira, no Museu do Amanhã, as renomadas professoras Ângela Figueiredo e Conceição Evaristo batem um papo com o cantor Emicida sobre construir uma educação crítica e antirracista, com mediação da jornalista e apresentadora do ‘Jornal das Dez’, da Globonews, Aline Midlej. Na sequência, a mesa ‘Uma conversa sincera sobre educação e negócios’ vai trazer alguns pontos sobre como é empreender no universo da Educação e como as Edtechs estão construindo o futuro da indústria. O canal GNT também vai marcar presença nesse palco, com alguns integrantes dos programas ‘Papo de Segunda’ e ‘Saia Justa’, para compartilhar suas vivências em educação e debater as conexões entre aprendizagem e cultura. Essa troca será composta pelo apresentador Fábio Porchat, o filósofo Chico Bosco, a cantora Larissa Luz, a atriz Luana Xavier, com uma participação para lá de especial da cantora IZA.

A forma como as pessoas estão aprendendo também será um assunto discutido no palco LED Inspira. Os professores Eduardo Valladares e Maria Helena Guimarães, e o produtor KondZilla debatem sobre como o ensino à distância, somado às redes sociais e à globalização, apresentam novos desafios e oportunidades para jovens, dentro e fora de aula. Duas mesas temáticas sobre consciência ambiental e tecnologia como a maior aliada para disseminar informação e lutar por um mundo mais justo, também serão trazidas para esse palco. Ao longo do dia, o público poderá conhecer de perto os vencedores do prêmio Movimento LED, reconhecidos por meio do Especial LED, veiculado na TV Globo em 29/6 e disponível no Globoplay.

———

Leia: António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir

———

Muitas experiências imersivas poderão ser conferidas no MAR, também no dia 8. Discussões sobre a relevância da reflexão acerca dos processos culturais que acompanham o aprendizado do indivíduo ao longo de sua vida, Copa do Mundo e educação, a revolução tecnológica que muda a forma como os estudantes são atraídos pelo conteúdo didático e os desafios para aumentar a representatividade feminina no universo da ciência são alguns dos assuntos que podem ser conferidos nas palestras do Museu de Arte do Rio. E a co.Liga, escola de economia criativa, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a OEI Brasil, será responsável pelas oficinas oferecidas durante o Festival, no Espaço LED Cria Por co.Liga, no MAR.  Entre as oficinas estão ‘Escrita Criativa para Educadores’  e ‘Educação Antirracista’, e as inscrições podem ser feitas pelo site do Festival. O primeiro dia dessa imersão no mundo da educação será encerrado com um show das cantoras Juliana Linhares e Mariana Aydar, com participação da DJ Tha Redig, uma parceria com o MAR de Música.

No sábado, dia 9, o evento começa com um debate internacional. Amy Webb, fundadora e CEO do Future Today Institute e reconhecida como uma das futuristas mais importantes da atualidade, traz as principais perspectivas para o futuro da educação, apontando quais ferramentas do presente podem nos ajudar a construir o futuro da aprendizagem. Maju Coutinho tem a missão de fazer a mediação da conversa com a professora, em um papo com tradução simultânea. E com mediação de Andréia Sadi, a mesa ‘Quando tudo começa: formando cidadãos desde a infância’ recebe o médio Drauzio Varella, a professora Barbara Carine e o especialista em educação infantil, Paulo Fochi, para falar sobre como as experiências dos primeiros anos de vida de uma criança são essenciais em sua formação como cidadã do mundo. Saúde Mental é um assunto que não pode ficar de fora do festival. Padre Fabio de Melo, a escritora Elisama Santos e a gerente do eduLab21, Gisele Alves, se unem em uma conversa sobre o assunto, sob mediação do apresentador de ‘No Limite’ Fernando Fernandes. E o significado do Metaverso e o que ele tem a ver com educação também faz parte da programação. Aline Midlej media o papo entre o cientista Silvio Meira, o publicitário Eco Moliterno, e o diretor de Mediatech Lab da Globo PH Castro. O fim da tarde será marcado por mesas que discutem uma educação mais sustentável, inclusiva e justa, e a ‘Educação e o valor do Amanhã’.

No MAR, o público poderá conferir conversas sobre tecnologias digitais e analógicas; um papo sobre podcasts e suas novas formas de conexão com os jovens e a educação; um essencial debate sobre Fato ou Fake e a necessidade da alfabetização midiática; a paixão pela leitura; e uma importante discussão sobre a importância da alimentação no processo de aprendizagem, uma vez que o Brasil voltou a fazer parte do mapa da fome. No Museu de Arte do Rio também poderá ser conferido os projetos ganhadores do Desafio do LED – Me dá uma luz aí!. A iniciativa abriu espaço para que estudantes universitários apresentassem soluções criativas para problemas educacionais reais, vividos dentro de escolas ou universidades, e aprendessem a transformá-las em algo concreto. O prêmio de R$ 300 mil será distribuído entre os dez projetos finalistas do desafio que serão conhecidos no último dia de festival. 

E no espaço do Instituto Alana será possível participar de algumas oficinas, mesas de debate, mostras audiovisuais, entre outros temas. Toda essa imersão no mundo da educação, os projetos vencedores do Prêmio LED, cursos, fóruns, muito conteúdo educacional, histórias reais de vidas transformadas estarão disponíveis na Comunidade do LED, uma plataforma permanente de aprendizado, troca de conhecimento e compartilhamento de boas práticas na educação, disponível na palma da mão e lançada durante o festival.  O Festival LED se despede de sua primeira edição com um cortejo com o bloco Minha Luz é de LED encerrando a programação de 2022.

———

Leia: Livro conta 21 histórias reais de estudantes, incluindo refugiados, que transformaram a educação

———

O evento conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Banco Santander. Movimento LED é uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho em parceria com Atlas da Juventude, CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), Porto Digital, UNESCO, Unicef, Todos pela Educação, Vale do Dendê, além de apoio institucional do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). 

Programação completa:

Dia 8 de julho

Museu do Amanhã – Palco LED Inspira  

10H15 ÀS 11H15 – Se é direito quero concorrer: construindo uma educação crítica e antirracista – Com Ângela Fiqueiredo, Conceição Evaristo, Emicida e Aline Midlej.  

11H50 ÀS 12h – Apresentação Vencedor Prêmio LED: Programa de Inclusão Produtiva  

12H ÀS 13H – Uma conversa sincera sobre educação e negócios – Com Duda Falcão, Edu Lyra e Fernanda Gentil 

14H ÀS 15H – Keynote: GNT apresenta: Papo de Saia – Com Fábio Porchat, Chico Bosco, Larissa Luz, Luana Xavier e IZA 

15H30 ÀS 15H40 – Apresentação Vencedor Prêmio LED: Desengaveta o meu texto 

15H40 ÀS 16H40 – Mesa: Da sala de aula à escola da vida (reaprendendo a aprender) – Com Eduardo Valladares, KondzZilla, Maria Helena Guimarães e Fabio Porchat.  

17H15 ÀS 18H – Conversa: Consciência ambiental: aprendizados ancestrais para um novo amanhã – Com Txai Suruí, Renata Piazzon e Leandra Leal. 

18H30 ÀS 18H40 – Apresentação Vencedor Prêmio LED: Cursinho Quilombo Guarani 

18H40 ÀS 19H40 – Mesa: Sabe o que não é cringe? Lutar por um mundo melhor – Com Giovanna Heliodoro. Raphael Vicente e Sâmela Sateré Mawé 

Museu do Amanhã – Espaço Alana 

11H ÀS 11H45 – Roda de conversa: Emergência climática e as mudanças climáticas: por um futuro no presente – Com Sheila Calgaro e convidados 

11H25 ÀS 11H45 – Mostra Audiovisual: Emergência climática e as mudanças climáticas: por um futuro no presente 

11H45 ÀS 12H – Mostra Audiovisual: O que as crianças acham sobre política? 

12H ÀS 12H45 – Roda de conversa: Infâncias em foco na política: quem vota pelas crianças? – Com Raquel de Paula e convidados 

13H ÀS 13H45 – Cine-debate e lançamento: Brincar Livre – De dentro para fora – Com Raquel Franzim e Renata Meirelles 

14H ÀS 14H05 – Mostra Audiovisual: Lançamento Brincar livre – De dentro para fora Episódio: A Entregadora 

15H ÀS 15H45 – Cine-debate e lançamento: Brincar Livre – De dentro para fora – Com Raquel Franzim e Renata Meirelles 

16H ÀS 16H05 – Mostra Audiovisual: Lançamento Brincar livre – De dentro para fora Episódio: Tempo Juntos 

16H30 ÀS 17H15 – Roda de conversa: Infâncias em foco na política: quem vota pelas crianças? – Com Raquel de Paula e convidados 

17H ÀS 17H05 – Mostra Audiovisual: Lançamento Brincar livre – De dentro para fora Episódio: Rastros da pandemia 

17H30 ÀS 18H15 – Cine-debate e lançamento: Brincar Livre – De dentro para fora – Com Raquel Franzim e Renata Meirelles 

Museu Mar – Palco LED Inova 

11H30 às 12H30 – Mesa: Sobre reinventar o aprendizado remixando cultura e arte – Com  Beatriz Milhazes, Gringo Cardia, Keyna Eleison, Patricia Dias e Astrid Fontenelle 

13H30 às 14H10 – Conversa: Tamo Junto Pela Copa – Com Grafite, Ana Thais Mattos e Everaldo Marque 

14H30 às 15H10 – Conversa: O professor tá on! – Com Professor Noslen, Professora Simone Porfíria e Laura Vicente 

15H30 às 16H10 – Conversa: Curadoria de conteúdo em um mundo de excessos – Com Marcia Menezes, Thaisa Coelho e Leilane Neubarth 

16H30 às 17H10 – Conversa: Quando crescer quero ser… cientistA! – Com Laysa Peixoto, Nina da Hora e Poliana Abritta 

17H30 às 18H10 – Conversa: Educação executiva: falácias ou inovações para um futuro transformador? – Com Elaine Tavares e e Nelson Savioli. 

Museu MAR – Espaço LED cria por CO.LIGA 

13H30 ÀS 15H30 – Oficina: Redes sociais: comunicação que transforma – Com Débora Rocha e Luana Ribeiro 

13H30 ÀS 15H30 – Oficina: O futuro que se aprende na escola – Com Fatima Rendeiro e Rosa Alegria  

16H ÀS 18H – Oficina: Luz, câmera, educação! Com professor Noslen 

16H ÀS 18H – Oficina Adolescências e saúde mental – Com Cinthia Sarinho e Luana Dias 

Museu MAR – LED Curte  

18H30 às 22H – O MAR de Música vai virar arraiá! – Com Juliana Linhares, Mariana Aydar e DJ Tha Redig 

Dia 9 de julho

Museu do Amanhã – Palco LED Inspira  

10H15 ÀS 11H15 – Keynote: Um exercício de re-percepção da Educação – Com Amy Webb e Maju Coutinho 

11H50 ÀS 12H – Apresentação Vencedor Prêmio LED: Programa Futuras Cientista 

12H ÀS 13H – Mesa: Quando tudo começa: formando cidadãos desde a infância – Com Barbara Carine, Dr. Drauzio Varella, Paulo Fochi e Andrea Sadi 

14H ÀS 14H10 – Apresentação Vencedor Prêmio LED: Adote uma escola 

14H10 ÀS 15H10 – Mesa: Saúde mental: é sobre isso e não tá tudo bem – Com Elisama Santos, Gisele Alves, Padre Fábio de Melo e Fernando Fernandes 

15H45 ÀS 16H30 – Conversa: O que metaverso, games e novas tecnologias têm a ver com a educação? – Com Silvio Meira, Eco Moliterno, PH Castro e Aline Midlej 

17H ÀS 17H10 – Apresentação Vencedor Prêmio LED: Jovens empresários rurais 

17H10 ÀS 18H10 – Mesa: Por uma educação mais sustentável, inclusiva e justa – Com Cida Bento, Eduardo Bueno, Gersem Baniwa e Valeria Almeida 

18H45 ÀS 19H45 – Keynote: Educação e o valor do amanhã – Com Eduardo Giannetti 

Museu do Amanhã – Espaço Alana  

10H ÀS 10H30 – Mostra Audiovisual: Tinis 

11H ÀS 11H30 – Mostra Audiovisual: Por uma educação antirracista 

11H30 ÀS 13H30 – Visita Guiada: Territórios educativos: natureza, culturas e histórias – Com Paula Mendonça 

11H30 ÀS 12H – Oficina: Recriar a escola a partir das relações étnico-raciais – Com Raquel Franzim 

14H ÀS 14H30 – Oficina: Recriar a escola a partir das relações étnico-raciais raciais – Com Raquel Franzim 

15H ÀS 17H – Visita Guiada: Territórios educativos: natureza, culturas e histórias – Com Paula Mendonça 

16H ÀS 17H – Oficina: Sentir – Conectando estudantes com a transformação em sala de aula – Com Gabriel Salgado 

17H ÀS 17H20 – Mostra Audiovisual: Crianças e adolescentes protagonistas de histórias de mudança  

17H30 ÀS 18H30 – Oficina: Sentir – Conectando estudantes com a transformação em sala de aula – Com Gabriel Salgado e André Gravatá 

18H30 ÀS 18H40 – Mostra Audiovisual: Bora Sonhar Juntos, Let’s Dream Together  

Museu do Amanhã – Palco Terreiro de curiosidades  

15H ÀS 16H – Mesa: Acessibilidade e a importância dos espaços de direito: reflexões e práticas entre escolas e museus – Com Camila Oliveira, Hilda Gomes e Kelly Vilela 

Museu MAR – Palco LED Inova  

11H30 ÀS 12H30 – Mesa: Tecnologias digitais e analógicas: aprendendo com o melhor dos dois mundos – Com Greiton Toledo, Helena Singer, Kelly Baptista e Cauê Fabiano 

13H30 ÀS 14H10 – Mesa: Podcasts: conexão, acesso e novas formas de aprendizagem – Com Cris Bartis, PH Santos e Thiago Theodoro 

14H30 ÀS 15H10 – Conversa: Fato ou fake? Precisamos falar sobre alfabetização midiática – Com Felipe Grandin, Raphael Kapa e Mariana Gross 

15H30 ÀS 16H10 – Mesa: A maior viagem da sua vida já começou: redescobrindo a leitura – Com Paulo Lins, Ryane Leão e Renato Nogueira 

16H30 ÀS 17H10 – Conversa: Fome? Só se for de aprender! – Com Patricia Jaime, Thiago Vinicius e Rita Lobo 

17H30 ÀS 19H – Pitch Desafio LED – Me dá uma luz aí! 

Museu MAR – Espaço LED cria por CO.LIGA 

13H30 ÀS 15H30 – Oficina: Arte, mediação e convivência – Com Karen Aquini 

13H30 ÀS 15H30 – Oficina: Narrativa Transmídia – Com Tcharly Magalhães Briglia 

16H ÀS 18H – Oficina: Educação antirracista – Com Diáspora.black 

16H ÀS 18H – Oficina: Escrita criativa para educadores – Com Carol Rocha 

Museu MAR – LED Curte 

19H45 às 22H – Cortejo Bloco Minha Luz é de LED 

Leia também:

Futuros professores precisam de mais prática

Autor

Redação revista Educação


Leia Formação docente

licenciatura-ead

Licenciaturas a distância estão em xeque. Governo deve mudar regras

+ Mais Informações
entidades-regulamentação-ead

Entidades pedem que EAD seja regulamentado

+ Mais Informações
vera-cruz-pedagogia

Curso de pedagogia do Instituto Vera Cruz inova com didáticas específicas

+ Mais Informações
iniciativas de professores_destaque

Conheça iniciativas de professores que engajam estudantes e comunidade...

+ Mais Informações

Mapa do Site