NOTÍCIA

Formação Docente

Residência educacional é tema de congresso gratuito da Faculdade Sesi

A Faculdade Sesi de Educação realiza o I Congresso de Educação e I Simpósio de Residência Educacional, evento online e gratuito, em 17, 18 e 19 de novembro. Inscrições abertas até 17 de novembro, clique aqui. Leia: Os benefícios do ensino híbrido Entre as pioneiras ao oferecer, […]

Publicado em 08/11/2021

por Apresentado por Sesi

pexels-julia-m-cameron-4145190 Foto - Julia M Cameron - Pexels

A Faculdade Sesi de Educação realiza o I Congresso de Educação e I Simpósio de Residência Educacional, evento online e gratuito, em 17, 18 e 19 de novembro. Inscrições abertas até 17 de novembro, clique aqui.

Leia: Os benefícios do ensino híbrido

Entre as pioneiras ao oferecer, desde o primeiro ano da graduação, a experiência do professor na prática, em sala de aula e ambientes não formais de educação, a Faculdade Sesi de Educação abre esse espaço para o diálogo entre acadêmicos, docentes e gestores educacionais, sobre o papel da residência educacional e os desafios na formação inicial dos professores da educação básica.

Congresso de Educação
Congresso de Educação – Sesi

“A primeira edição do congresso é uma oportunidade de amadurecer e compartilhar as iniciativas de aprimoramento da formação dos professores, proposta que a Faculdade Sesi assumiu desde a sua criação: preparar os alunos para a sua prática, para que possam construir o conhecimento específico da profissão de professor”, destaca o professor Eduardo Augusto Carreiro, diretor da Faculdade Sesi de Educação.

Temáticas do evento

Para as mesas redondas, apresentam suas experiências e propostas os especialistas, professores e doutores da Faculdade e da rede escolar Sesi-SP, somando com instituições convidadas como Unesp, UEL e o canal Futura.

Os eixos temáticos para as apresentações das pesquisas, sejam em fase inicial ou já finalizadas, são cinco: Estado, sociedade e educação; Tecnologias na educação; Educação especial e processos inclusivos; Filosofia, história e cultura na educação; e Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas.

Como parte da programação, haverá a entrega do Prêmio Sesi-SP de Educação, criado para divulgar e reconhecer iniciativas inovadoras, capazes de transformar o processo de aprendizagem. As categorias serão: Estudantes (alunos do ensino médio e participantes do Programa Jovem Aprendiz); professores da rede Sesi-SP; residentes da Faculdade Sesi de Educação, professores de prefeituras conveniadas ao Sistema Sesi-SP de Ensino.

Leia: Maria Montessori ganha romance bibliográfico

Residência educacional na Faculdade Sesi de Educação

Antecipando-se ao mercado e às exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Faculdade Sesi oferece a residência desde sua primeira turma. As atividades acontecem em escolas Sesi-SP e das prefeituras, entre outras organizações que a Faculdade mesmo faz a intermediação, como o Centro Cultural Fiesp, bibliotecas, entre outras.

“A falta de experiência é uma das maiores deficiências na formação dos professores, que chegam na sala de aula sem saber como conduzir uma turma. Por isso, na Faculdade Sesi, já no primeiro ano da graduação, os alunos participam de orientações de residência, em encontros semanais, desenvolvem projetos, elaboram plano de ensino, entre outras ações orientadas pelos docentes, em uma agenda de 10h distribuídas na semana”, explica o professor Hugo Cesar Bueno Nunes, coordenador da residência educacional.

Leia também

O papel da educação e do trabalho na criação de uma sociedade mais justa

Autor

Apresentado por Sesi


Leia Formação Docente

competencias-digitais-professores

A urgência de desenvolver no professor competências digitais

+ Mais Informações
professores adjuntos

Professores adjuntos nos EUA são desvalorizados

+ Mais Informações
aprendizagem-socioemocional-adriana

Aprendizagem socioemocional, fundamental para a vida do professor

+ Mais Informações
Coordenadoras_formação

Educadoras brasileiras da rede pública participam de formação no Chile

+ Mais Informações

Mapa do Site