NOTÍCIA

Arte e Cultura

Maria Montessori ganha romance bibliográfico

'Montessori, professora de uma nova era - A mulher que revolucionou a educação' acaba de ser lançado pela Editora Melhoramentos

Publicado em 18/08/2021

por Redação revista Educação

maria-montessori-bibliografia

A professora, médica e progressista italiana Maria Montessori viveu um final do século 19 marcado pelo machismo e conservadorismo, mas mesmo diante desses obstáculos tornou-se uma das maiores educadoras do mundo.

Em 272 páginas, o romance histórico Montessori, professora de uma nova era – A mulher que revolucionou a educação, escrito por Laura Baldini e recém-lançado pela Editora Melhoramentos, mergulha em quem foi essa educadora pioneira, o que moldou seus ensinamentos e posturas diante da vida, dentre outros pontos.

Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres italianas a estudar medicina e já em 1896 exigia igualdade salarial para o sexo feminino e masculino.

Leia: Edgar Morin e os saberes não curriculares

Mergulho

“Ajude-me a fazer isso sozinha” é uma das clássicas frases de Maria Montessori e o símbolo de sua fascinante metodologia de ensino. Ela mudou, inclusive, a maneira de educar crianças com deficiência mental. O método, mais humanizado, é referência até hoje”, destaca a autora, Laura Baldini.

Maria Montessori bibliografia

Confira trecho da primeira orelha da obra: “Uma experiência marcante para a jovem Maria Montessori foi seu trabalho em uma clínica para crianças com deficiência mental. Ela desconfiou que o problema dessas crianças, estigmatizadas como ‘atrasadas’, pudesse ser educacional. Por isso, desenvolveu um material didático diferenciado – e o resultado foi impressionante”.

Ficha técnica

Obra: Maria Montessori, professora de uma nova era
Autora: Laura Baldini
Tradutora: Juliana Vaz
Número de páginas: 272
Editora Melhoramentos
Preço sugerido: R$ 45,00

Leia também

Autor

Redação revista Educação


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site