Estônia libera suas ferramentas de educação digital para o mundo

Em tempos de pandemia, iniciativa busca compartilhar as tecnologias do pequeno país europeu com o planeta

A Estônia liberou gratuitamente suas ferramentas de educação digital para educadores de qualquer canto do mundo terem acesso. Diante da covid-19, que fez escolas fecharem as portas, a iniciativa visa aliar educação e tecnologia por meio do uso de plataformas, ferramentas, aplicativos e demais sistemas. Vale lembrar que o país nórdico é um dos mais bem avaliados no Pisa, principal exame de educação mundial.

Leia: Projeto baiano indica a importância dos gestores escolares para o sucesso escolar

A 99.Math, por exemplo, é uma startup estoniana que ensina matemática por meio de jogos e cujo usuário brinca sozinho ou desafiando colegas – e ganhou versão em português. Já o Stuudium auxilia na comunicação pais, alunos e escola, armazenamento de arquivos em nuvem, entre outros serviços.

Estônia ferramentas educacionais digitais

Foto: Shutterstock

Brasileira e professora de inglês em uma escola pública da Estônia, Priscila Portes elogia o esforço do país. “Existe bastante investimento [do governo nas escolas]. As salas têm projetor, sistema de som, tablets disponíveis para os alunos, etc. Em termos de tecnologia, eu tenho muito acesso à diversos aplicativos e dispositivos para utilizar com meus alunos em sala de aula. Realmente, tenho tudo que preciso para dar uma aula superlegal e engajar os alunos utilizando tecnologia”.

Para ter acesso à lista completa das ferramentas disponibilizas clique aqui.

Suporte virtual em tempos de crise

Além disso, o grupo no Facebook Remote learning-Education Nation foi criado para a Estônia compartilhar seu conhecimento educacional com gestores, educadores e pais do mundo todo e ainda, incentivar a rede a trocar dicas e debaterem assuntos relacionados à educação com a finalidade do grupo também ter a função de dar um suporte. Como o próprio nome indica, nas apresentações e discussões o inglês predomina.

Leia também:

Conheça ferramentas online que ajudam na dinâmica escolar

Coalização global propõe ações gratuitas para apoiar alunos na aprendizagem a distância

Envie um comentário

Your email address will not be published.