NOTÍCIA

Arte e Cultura

Indígena Ailton Krenak reflete sobre o coronavírus em ebook gratuito

‘O amanhã não está à venda’ é um compilado de recentes entrevistas da liderança indígena e aborda como a sociedade se divorciou da natureza e não a reconhece como um organismo vivo

Publicado em 18/04/2020

por Laura Rachid

ailton krenak face Ailton Krenak (foto: reprodução Facebook)

Ailton Krenak é uma das principais lideranças indígenas e acaba de lançar, junto à editora Companhia das Letras, o ebook gratuito O amanhã não está à venda, em que reflete sobre o novo coronavírus no Brasil e mundo. O destaque está para a forma de vida à qual a sociedade capitalista valoriza e que Ailton alerta ser insustentável, uma vez que não se respeita o organismo vivo que é a Terra, seus recursos naturais e o próprio ser humano, com ênfase para os povos tradicionais.

Leia: Brasil, um país que não reconhece sua riqueza: a pluralidade dos povos indígenas

“Nós, a humanidade, vamos viver em ambientes artificiais produzidos pelas grandes corporações, que são os donos da grana. Agora esse organismo, o vírus, parece ter se cansado da gente, parece querer se divorciar da gente como a humanidade quis se divorciar da natureza”, afirma o indígena em um trecho do ebook.

Ailton Krenak pandemia

Contudo, ele espera que a sociedade pós-coronavírus entenda que não é possível voltar à “normalidade” de devastar o planeta e priorizar o dinheiro. A obra é fruto do compilado de entrevistas recentes de Ailton para três veículos, uma para o Estado de Minas, sob o título O modo de funcionamento da humanidade entrou em crise, outra para O Globo em Voltar ao normal seria como se converter ao negacionismo e aceitar que a Terra é plana e também ao jornal português Expresso, que tem como título Não sou um pregador do apocalipse. Contra essa pandemia é preciso ter cuidado e depois coragem.

No site da Amazon é possível baixar o ebook gratuito O amanhã não está à venda (clique aqui).

Leia: José Pacheco: Educação com base em valores

Quebrador de paradigmas

Krenak nasceu na região mineira do Vale do Rio Doce, a mesma que, em 2015, foi atingida pelo rompimento da Barragem do Fundão, da mineradora Samarco/Vale/BHPBilliton. Sem dúvida, Ailton ganhou destaque ao exigir, em setembro de 1987, na Assembleia Nacional Constituinte, dignidade aos povos indígenas e um basta à violência contra aqueles que são os primeiros brasileiros.

Ailton Krenak

Ailton Krenak (foto: reprodução Facebook)

A saber, o seu recente livro, Ideias para adiar o fim do mundo (ed. Companhia das Letras) já é best-seller e ficou em terceiro lugar entre os mais vendidos na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2019.

Leia também:

Conheça a luta de seis mulheres indígenas inspiradoras

Livro recém-lançado abre espaço para indígenas relatarem suas lutas

Autor

Laura Rachid


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site