Professores contam sobre suas práticas pedagógicas que os levaram à final. Iniciativa da Base2Edu e Bett Educar visa valorizar a profissão dos docentes do ensino infantil ao médio
Publicado em 16/04/2020
O Prêmio Professor Transformador recebeu mais de 1.200 inscritos e dos 350 projetos selecionados apenas 12 entraram na final. Lançada pela Base2Edu e Bett Educar, a premiação destaca projetos inovadores alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promovidos por educadores da educação básica de todo o país.
Leia: Débora Garofalo: a criatividade e o protagonismo do professor faz a diferença no mundo
Com três finalistas para cada uma das quatro categorias (ensino infantil, ensino fundamenta I, ensino fundamental II e ensino médio), os organizados passaram a divulgar vídeos com os educadores apresentando seu projeto.
Para Wellington Cruz, cofundador da Base2Edu, “a variedade de projetos finalistas reflete a criatividade com que educadores de todo o país estão se empenhando para promover, em todos os níveis do ciclo básico, uma educação de qualidade e, verdadeiramente, transformadora”.
Os segundos e terceiros colocados em cada categoria irão receber R﹩ 2.5 mil e a oportunidade para apresentar suas iniciativas na edição 2020 da Bett Educar. Já os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de R﹩ 7 mil, além de uma viagem para participar da Bett Educar 2021 em Londres, Inglaterra.
Até o momento dois episódios foram divulgados, ambos da categoria ensino infantil. Confira:
O professor Anderson Kubiaki comenta como foi o desenvolvimento do projeto Um brinquedo chamado natureza, implantado na escola Amigo Spinelli, em Porto Alegre, RS. https://www.facebook.com/base2edu/videos/221318159104582/
Já a professora Graziela Dalcastagner, conta como desenvolveu o projeto Amigos da horta, implementado no Sesi Escola de Brusque, em Santa Catarina.
https://www.facebook.com/base2edu/videos/221318159104582/
Os 2º e 3º melhores pontuados em cada categoria vão receber R$2.5 mil . Já os professores que ficarem em 1º lugar, em cada categoria, ganharão uma viagem a Londres com participação na Bett Educar em 2021, além de R$ 7 mil.
Os 350 projetos mais bem pontuados receberão selo Professor Transformador 2020, além do contato com uma comunidade exclusiva de educadores. Todos os projetos inscritos receberão parecer pedagógico da equipe da rede Base2Edu.
Assista: O exemplo de Sobral na relação diretor, coordenador e professor
Confira também os nomes dos 12 projetos finalistas e de seus respectivos professores idealizadores:
Um brinquedo chamado natureza, de Anderson da Silva Kubiaki, Rio Grande do Sul;
Amigos da horta, de Graziela Boaszczyk Dalcastagner, Santa Catarina;
Extra, extra, extra! Tá na hora de brincar!, de Raelen Brandino Gonçalves, São Paulo.
Códigos da cidade, voltado à área das ciências da natureza, de Alberto Rodrigues dos Santos, São Paulo;
Plantando conhecimento, voltado à área da matemática, de Edivanderson Lopes Silva, Pará;
Fábrica de Aventuras, voltado à área da Língua Portuguesa, de Janaína Fernandes Pessoa, Minas Gerais.
Sarilho: a história vira cena, voltado à área das ciências humanas, de Francilda Fonseca Machado, Maranhão;
Operação Carne Forte: estudos dos nutrientes a partir da carne, voltado à área das ciências da natureza, de Mytse Andrea Sales de Meio Nogueira, Rio de Janeiro;
Fanfiqueiros de papel, voltado à área da Língua Portuguesa, de Raquel Santos Zandonardi, São Paulo.
Clube da luta, voltado à área das ciências humanas, de Flavia Oliveira Arante, São Paulo;
Prioridade: vida – metodologias ativas no estudo do corpo humano, voltado à área das ciências da natureza, de Henrique Pereira, São Paulo;
Ciências com elas – meninas mudando seu mundo para mudar o mundo, voltado à área da matemática, de Márcia Adriana de Faria Ribeiro, Tocantins.
O segredo das escolas públicas cujos alunos apresentam bom desempenho
Competências híbridas: o que são criatividade e pensamento crítico