Neurociência: como ensinar matemática de maneira criativa

Em vídeo, pesquisadora da Universidade de Stanford, Jo Boaler defende uma abordagem matemática atrelada ao campo visual
0

A afirmação de que os alunos têm dificuldade em aprender matemática não é novidade. Mas saber que os estudantes brasileiros ficaram na 70ª posição – dentre 79 países  – na avaliação de matemática do último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), assusta.

Leia: A contribuição da história em quadrinhos para a educação matemática

Contudo, disseminar uma nova abordagem de aprendizagem matemática é a missão de Jo Boaler, pesquisadora e professora na Universidade de Stanford, EUA. As práticas pedagógicas de Boaler, pautadas na neurociência, estão traduzidas para o português no site Youcubed.

Para praticar

Nesta entrevista em vídeo, a pesquisadora dá exemplos de como aplicar exercícios matemáticos no campo visual e, assim, estimular os meninos e meninas a querer aprender matemática. “Nos dê qualquer ideia matemática, em qualquer nível, e transformaremos em algo visual. Por exemplo, nós fizemos dez semanas de aulas introdutórias para ensinar os alunos a pensarem álgebra visualmente”, explica Jo.

Assista:

Para saber mais sobre a proposta de Boaler e sobre o site Youcubed, leia: Conceito “Mentalidades Matemáticas” desfaz mitos com base na neurociência.

Fique por dentro:

Assista à entrevista com José Pacheco: por um outro olhar na educação

Envie um comentário

Your email address will not be published.