NOTÍCIA

Blog

Sementes lançadas: UNESCO proclama 2020 o Ano Internacional da Fitossanidade

Ano Internacional da UNESCO ocorre desde 1957. Em 2020, o destaque está na união da humanidade para assegurar a saúde das plantas, no caso, fitossanidade

Publicado em 27/02/2020

por Pea Unesco

unesco fitossanidade Fitossanidade é um conceito relativo à proteção das plantas (foto: Shutterstock)

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade. A decisão conjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Secretariado do International Plant Protection Convention (IPPC) revela mais do que uma data a ser celebrada. No encerramento da década da Biodiversidade (2011 a 2020), as Nações Unidas reforçam e encorajam os governos e a sociedade civil a trabalharem de forma conjunta, para implementarem planos estratégicos de preservação da natureza e, mais que isso, garantir às atuais e futuras gerações plantas saudáveis, livres de pragas e organismos causadores de doenças.


Leia também

Valores em rede: escolas associadas à UNESCO

Itaú Social oferece curso gratuito para professores em Geometria e Letramento Matemático


Quando as atenções se voltam para os efeitos das mudanças climáticas, atentamos também para um grande impacto na saúde das plantas. É que o fenômeno estimula o surgimento de pragas em culturas alimentares, cada vez mais cedo e em lugares onde nunca foram vistas. A FAO estima que, a cada ano, até 40% de plantios ao redor do planeta são perdidos para pragas e doenças de plantas, deixando milhões de pessoas sem comida e prejudicando a economia, em especial, a agricultura, principal fonte de renda para as comunidades rurais.

Fitossanidade pede mãos na massa

Como integrantes da Rede PEA UNESCO, que une diretores, professores, estudantes e comunidades escolares inteiras em mais de 11 mil escolas, em 180 países, sabemos do compromisso de cada escola associada em tomar medidas concretas para proteger e gerenciar os recursos naturais. O engajamento de cada uma, como embaixadora dos ideais da UNESCO e de seus valores universais, cria um movimento contínuo e significativo, de contribuição global, que busca proteger a biodiversidade e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O esforço mútuo de escolas públicas, particulares, rurais, de educação indígena e quilombola faz germinar resultados práticos, na medida em que cada um de nós reconhece o valor de nossas atitudes e seus reflexos. Plantas saudáveis ​​são a base da vida no planeta e protegê-las demanda compromisso, mobilização social e ações globais. Características que a Rede PEA UNESCO brasileira carrega em sua essência e identidade. Devo dizer que as sementes já foram lançadas e o solo é fértil. Caberá, agora, concentrar esforços para colher os bons resultados.

Por Myriam Tricate, educadora e coordenadora nacional da Rede de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil.

Leia também:

Meditação mindfulness: descubra como a prática pode ajudar professores e alunos

Crianças se fantasiam de animais amazônicos em carnaval paraense em alerta à preservação ambiental

Autor

Pea Unesco


Leia Blog

educação pública_Damaris Silva

Histórias da educação pública que inspiram e transformam

+ Mais Informações
jovens-nem-nem_2

País precisa olhar para os jovens nem-nem

+ Mais Informações
Saude-mental_professores-em-2024

A jornada dos professores em 2024 começa pelos cuidados com a saúde...

+ Mais Informações
desinformação_Sayad

As cidades contra a desinformação

+ Mais Informações

Mapa do Site