NOTÍCIA

Informe Publicitário

Professores conectados ganham tempo para se dedicar ao ensino e aprendizagem

No Brasil, os docentes utilizam 12% da carga horária para administrar tarefas como preencher agendas e calcular notas, que poderiam ser agilizadas com o uso da tecnologia

Publicado em 29/09/2019

por Informe publicitário

professores-app-shutter Foto: Shutterstock

No Brasil, os docentes utilizam 12% da carga horária para administrar tarefas operacionais, como preencher agendas, corrigir exercícios e provas, elaborar e revisar o planejamento, calcular notas, entre outras atividades. Essa é a conclusão de pesquisa conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De acordo com o mesmo estudo, 20% é usado para manter a disciplina na sala de aula, sobrando 67% do tempo para o ensino propriamente dito. Se o professor estiver conectado com novas tecnologias, pode ganhar pelo menos os 12% da carga horária gastos com tarefas operacionais.
O processo operacional pode ser um grande vilão, demandando um tempo precioso que poderia ser investido pelo educador em melhorar a qualidade das aulas. Quando o docente passa a receber e transmitir informações de forma rápida e eficiente através de recursos tecnológicos, ele se torna um agente transformador que pode melhorar a qualidade da educação no Brasil.
Aplicativos de comunicação com os pais, por exemplo, podem trazer uma experiência mais rápida e personalizada, tanto para a escola, quanto para os pais. O IsCool App, por exemplo, oferece diversas funcionalidades e serviços adicionais. Entre eles, a integração do aplicativo com o sistema de gestão escolar: o IsCool Sync.

Através desse sistema, o professor pode lançar notas e faltas no sistema de gestão escolar. Essa informação será retransmitida para o aplicativo, no qual os pais podem visualizar por meio do celular. Dessa forma, a rotina escolar do aluno pode ser acompanhada bem de perto, na palma da sua mão, literalmente.
Outras opções incluem o canal de atendimento que pode ser aberto entre pais e professores, sempre que houver necessidade. Também é possível agendar reuniões com os pais através do aplicativo, receber aceites para atividades pedagógicas que envolvam autorizações, além de promover enquetes com os pais sobre determinados assuntos.
O app permite que a comunicação da escola fique mais pulverizada e direcionada para os demais setores da escola, o que não acontece no caso da agenda física, na qual a comunicação fica a cargo somente do professor. Além disso, os comunicados e postagens podem ser agendados pelo aplicativo, o que permite que o docente se organize e se programe.
Outro fator que faz com que o professor ganhe tempo é a maneira como divulga as atividades pedagógicas, que podem ser compartilhadas imediatamente através da galeria de fotos. E o mais importante: o IsCool App garante a segurança da informação, já que o conteúdo de cada aluno é direcionado apenas para o responsável pedagógico ou legal da criança, dependendo do conteúdo.
Esqueça os comunicados de papel nas agendas. Com o aplicativo, os comunicados são enviados diretamente para os pais que recebem um aviso sonoro sempre que houver novas mensagens. Assim, a escola economiza com papel e no tempo gasto para preparar e distribuir os impressos. Ainda por cima, contribui para o meio ambiente e para que o professor tenha mais tempo com o que realmente importa: o ensino dos alunos.
Sobre o IsCool App
O IsCool App é o aplicativo de comunicação escolar que mais cresce no mercado. Está presente em mais de 250 escolas em todo o país. Além de um menu completo de funcionalidades, possui design intuitivo, facilitando sua utilização por qualquer usuário. Sua interface amigável pode ainda ser personalizada pelo colégio.
Entre as funcionalidades, destaque para o feed de notícias, comunicados, enquetes e pesquisas, agenda e diário de classe, eventos, compromissos, canais de atendimento, autorização digital, serviços úteis, galeria de fotos e o módulo “Chegando”, que auxilia na organização da saída dos alunos.
O aplicativo escolar ainda permite integração com o banco de dados da escola, além de oferecer o módulo de matrícula e rematrícula por assinatura digital certificada. Inclusive, o IsCool App é o único aplicativo que oferece esse serviço com amparo legal. Ou seja, a assinatura digital passa a ter valor jurídico, resguardando os pais e a escola.
Mais informações:
www.iscoolapp.com.br

professores

Foto: Shutterstock

Leia também:

O exemplo de Sobral na relação diretor, coordenador e professor

Encontro nacional das escolas associadas à UNESCO reúne 900 gestores pedagógicos

Autor

Informe publicitário


Leia Informe Publicitário

iStock_grade-aulas

Como automatizar a criação da grade de aulas

+ Mais Informações
sophia-gestao-escolar

Descubra o que o SophiA pode fazer pela sua escola

+ Mais Informações
leitura-digital-arvore

Leitura digital: como aliar tecnologia e inovação à formação de novos...

+ Mais Informações
sophiA-premiada-top-educacao

SophiA vence duas categorias do Prêmio Top Educação 2019

+ Mais Informações

Mapa do Site