Notícias

Proteínas vegetais entram no cardápio das escolas municipais de SP

Mudança no cardápio visa incentivar a alimentação saudável e os cuidados com o meio ambiente segundo a agenda da ONU

Publicado em 17/12/2018

por Redacao

Proteínas vegetais entram no cardápio das escolas municipais de SP Com o foco nas proteínas, diminuindo assim, a carne, as escolas passarão a contribuir também com o planeta (foto: Shutterstoc)

O Cardápio Escolar Sustentável é o mais novo projeto da rede municipal de ensino de São Paulo e chega para aumentar as proteínas vegetais na alimentação escolar a partir de fevereiro de 2019, focando no bem-estar do aluno e do meio ambiente.
Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a mudança na forma de se alimentar traz receitas elaboradas pela chefe de cozinha holística, Bela Gil.
Outra novidade é que para de fato o cardápio saudável entrar na escola o projeto organizará oficinas — para aos poucos a alimentação ir mudando — com 160 cozinheiras de Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Impactos sustentáveis

O dia do cardápio vegetariano começou a ser desenvolvido nas redes municipais de São Paulo em 2011 e agora a proposta é ampliar a oferta de leguminosas como prato principal das refeições, como grão de bico, feijão preto, ervilha e lentilha.
Com a nova proposta, cerca de 3,2 mil escolas municipais, que servem diariamente cerca de 2,2 milhões de refeições para bebês, crianças e jovens, serão atingidas.
Estudos apontam que atividades que reduzem o consumo de proteína animal são uma das formas mais eficazes e baratas de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que tem como prazo o ano de 2030.
Essas iniciativas contribuem para a promoção da segurança alimentar, saúde, gestão sustentável da água, padrões sustentáveis de consumo e produção, mitigação de fatores associados a mudanças climáticas e conservação da vida aquática e terrestre.

alimentação saudável no cardápio escolar

Com o foco nas proteínas, consequentemente, colocando menos carne no prato, as escolas passarão a contribuir também com o planeta (foto: Shutterstock)

Leia também:

Mais da metade dos jovens acompanhados pelo SUS se alimentam mal

Conheça a primeira escola pública sustentável da América Latina

Saiba o contexto em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi construída e entenda sua importância

 

Autor

Redacao


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site