NOTÍCIA

Informe Publicitário

A importância do contato na captação e retenção de alunos

Pesquisa inédita mostra que estabelecer a comunicação com o candidato pode facilitar o ingresso na instituição – e reduzir a evasão durante o curso

Publicado em 26/06/2018

por Informe publicitário

shutterstock_322359920 Crédito: Shutterstock

captação

Crédito: Shutterstock

O avanço tecnológico ampliou, em várias frentes, os canais disponíveis para a captação de novos alunos para uma instituição de ensino – do infantil ao superior.
O que antes era possível ser firmado apenas presencialmente, hoje possui caminhos variados, em páginas na internet, aplicativos e rede sociais. Mas instituições de ensino vivem de relações humanas, e estas, por sua vez, não se resumem a tecnologia.
Por isso, por mais automático que seja esse fluxo, as escolas estão percebendo que é necessário um vínculo com o futuro aluno, que vai fortalecer o seu interesse e garantir a matrícula.
É sobre esse assunto que trata uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo Unite.
A força do contato durante a captação
O estudo do Grupo Unite mostra um dado relevante: 50% dos candidatos não recebem nenhum tipo de contato da instituição.
Apesar de boas plataformas digitais, 67% dos interessados gostariam de falar com um atendente antes de tomar sua decisão de matrícula.
Ainda sobre os canais on-line disponíveis – o estudo revela que 52% dos visitantes chegam a desistir no meio do processo por não encontrarem respostas rápidas e relevantes a seus questionamentos.
A proposta ideal, segundo a avaliação do Grupo Unite, é a atuação conjunta: as ferramentas tecnológicas aliadas a um gerenciamento efetivo de contatos, com esclarecimentos de dúvidas sobre a instituição e reforço na realização da inscrição.
Estabelecer uma comunicação com o interessado até 15 minutos após a sua manifestação inicial pode aumentar o ingresso em até 100%.
Relacionamento para coibir a evasão escolar
A evasão de alunos pode desencadear problemas em diversas estruturas de uma instituição de ensino.
Além da óbvia perda de receita, a saída de estudantes pode impactar em marketing negativo, na inovação, no desequilíbrio nas operações internas e até na própria qualidade da formação futura.
Na visão do Grupo Unite, mesmo matriculado, o aluno deve receber acompanhamento durante sua jornada escolar, para que viva uma boa experiência e avalie positivamente a instituição.
O grande segredo é estabelecer uma relação de confiança entre a escola e o estudante.
Unite logo

Autor

Informe publicitário


Leia Informe Publicitário

iStock_grade-aulas

Como automatizar a criação da grade de aulas

+ Mais Informações
sophia-gestao-escolar

Descubra o que o SophiA pode fazer pela sua escola

+ Mais Informações
leitura-digital-arvore

Leitura digital: como aliar tecnologia e inovação à formação de novos...

+ Mais Informações
sophiA-premiada-top-educacao

SophiA vence duas categorias do Prêmio Top Educação 2019

+ Mais Informações

Mapa do Site