NOTÍCIA

Edição 245

Baixo conhecimento em ciências impacta rotina dos brasileiros

Falta de capacidade de interpretar contas de luz e entender orientações médicas são algumas das consequências da ausência de letramento científico

Publicado em 14/12/2017

por Luciana Alvarez

shutterstock_264752699 Foto: Shutterstock

letramento científico

Foto: Shutterstock

Não entender nem o básico sobre ciências faz com que o país identifique poucos talentos, o que afeta a rotina das pessoas, influenciando negativamente sua qualidade de vida. “Falta capacidade de interpretar uma conta de luz e entender o quanto os equipamentos da casa interferem no valor. Falta capacidade de entender orienţações médicas, conseguir tomar medicamentos como o indicado em uma receita”, cita Leonardo Gusmão, coordenador pedagógico da Experimenta Ciências, que participou de uma pesquisa sobre o letramento científico do brasileiro, feita em 2014 pelo Instituto Abramundo. O resultado mostrou que 64% da população ficou nos níveis 1 e 2, o que significa a inexistência de letramento científico ou letramento apenas rudimentar.
Além do impacto na vida particular, o pouco conhecimento aliena das discussões de temas importantes para o mundo. “Quando se fala de aquecimento global, derretimento das calotas polares, não é para todo mundo dominar o assunto como um especialista, mas nosso desejo era que todos pudessem entender os argumentos e chegar a suas conclusões”, diz.
Para mudar o panorama, as políticas públicas pesam bastante, mas há também questões metodológicas que dizem respeito à escola. “A escola precisa remodelar sua metodologia de forma a criar problematizações. A premissa do ensino de ciências deve ser explicar fenômenos e ter a cabeça aberta – em vez de repassar conteúdos”, afirma Gusmão, que defende que as aulas sempre devem começar com algum problema. “Aí, os estudantes vão levantar hipóteses e fazer experimentos”, diz.

Leia mais:

http://www.revistaeducacao.com.br/ensino-de-ciencias-ainda-sofre-com-desconexao-entre-disciplinas-e-falta-de-espaco-para-alunos-criarem-hipoteses/

Autor

Luciana Alvarez


Leia Edição 245

_MOR5739

Nova superintendente do Cenpec aposta na potência das novas tecnologias...

+ Mais Informações
shutterstock_611637995 azul

A neurociência encontra Vigotski

+ Mais Informações
shutterstock_372595795

Sopa de letrinhas

+ Mais Informações
shutterstock_47105326

John Bowlby e a importância do apego no processo de desenvolvimento da...

+ Mais Informações

Mapa do Site