Notícias

Mais de metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental têm nível de proficiência insuficiente em leitura e matemática

Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo MEC; teste avalia estudantes da rede pública

Publicado em 26/10/2017

por Redação revista Educação

shutterstock_520339354 Foto: Shutterstock

Dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) foram divulgados nesta quarta (25) pelo MEC

Foto: Shutterstock

Mais de metade dos alunos brasileiros matriculados no 3º ano do ensino fundamental da rede pública têm nível de proficiência insuficiente em leitura (54,73%) e matemática (54,46%). Em 2014, esses números eram de 56,17% e 57,07% respectivamente, o que mostra que praticamente não houve melhora.
Os dados são da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), e foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Ministério da Educação (MEC). A ANA avalia os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa e em matemática dos alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas. Nesta edição, aplicada em 2016, participaram estudantes de aproximadamente 48 mil escolas. Cerca de 90% dos alunos tinham 8 anos ou mais na data da prova.
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 66% dos estudantes avaliados apresentam proficiência considerada suficiente em escrita – o melhor resultado entre as três áreas avaliadas, com 34% com nível insuficiente. Como houve mudanças na metodologia deste teste, porém, não é possível comparar o resultado com o da edição anterior, de 2014.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site