NOTÍCIA

Edição 241

Série de vídeos detalha projeto de alfabetização conduzido em Lagoa Santa (MG)

Ação na rede municipal foi capitaneada pela professora Magda Soares, fundadora do Centro de Alfabetização e Letramento (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais, principal autoridade brasileira no assunto

Publicado em 21/08/2017

por Redacao

Mosaico tela Foto: Reprodução

Série de vídeos detalha projeto de alfabetização conduzido em Lagoa Santa (MG)

Foto: Reprodução

Diversos aspectos de uma das experiências mais bem-sucedidas na condução de uma política pública voltada à alfabetização e ao letramento estão disponíveis em uma série de vídeos voltados a professores e gestores de escolas e redes públicas e privadas. O ponto-chave da ação é o diálogo constante entre teoria e prática docente, uma sempre retroalimentando a outra.
A partir de mais de 240 horas de gravação realizadas em Lagoa Santa (MG), cuja rede municipal instituiu em 2007 o Alfaletrar, foram realizados 19 vídeos que mostram o embasamento teórico e práticas do projeto. A ação foi capitaneada pela professora Magda Soares, fundadora do Centro de Alfabetização e Letramento (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais, principal autoridade brasileira no assunto.
A iniciativa foi concebida com um centro irradiador, o Núcleo de Alfabetização e Letramento, composto por professores formadores escolhidos pelas escolas. A base curricular é unificada e há acompanhamento e avaliação sistemáticos do processo de ensino-aprendizagem. A atuação está baseada em três vértices: conceitualização da escrita, consciência fonológica e conhecimento das letras. Como resultado, 97% dos alunos se apropriaram do sistema alfabético de escrita até o 3º ano do fundamental.
Com apoio da Fundação Lemann e realização da Atta Mídia e Educação, os vídeos permitem realizar ações de formação presenciais e a distância e estruturar projetos similares no âmbito de redes de ensino.
O acesso é livre a todos os interessados pelo endereço http://webeducadores.com.br/portfolio. Ao entrar na página, o usuário deve inserir a senha atta para ter acesso aos vídeos. As instituições que quiserem colocar o material em seus próprios servidores deverão enviar e-mail para attamidia@attamidia.com.br com a solicitação.
Entre os vídeos disponíveis destacam-se os seguintes títulos: Alfabetização e letramento; Três desenvolvimentos simultâneos: conceitualização da escrita, consciência fonológica e conhecimento das letras; Currículo, metas e avaliação; O trabalho de rede; O trabalho na educação infantil; Biblioteca escolar.

Autor

Redacao


Leia Edição 241

shutterstock_637370374

Tempos de Belíndia

+ Mais Informações
shutterstock_472358905

Escolas de nível socioeconômico baixo têm diretores menos experientes e...

+ Mais Informações
DSC01864

Escolas de porte pequeno e médio também passam a adotar processos...

+ Mais Informações
abandono

Evasão: problema não está restrito ao ensino médio

+ Mais Informações

Mapa do Site