NOTÍCIA

Ensino Superior

Tempo para leituras e pesquisas

Escola de Direito da FGV reduz de 9 para 5 o número de disciplinas obrigatórias por semestre

Publicado em 02/05/2017

por Redação Ensino Superior

livros

livros
O programa de graduação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) reduziu de nove para cinco o número de disciplinas obrigatórias oferecidas em cada semestre, nos três primeiros anos do curso. No entanto, a carga horária total do curso, de 4,5 mil horas-aula, permanece inalterada.
A redução do número de disciplinas obrigatórias tem como principal objetivo permitir que a dedicação dos alunos seja mais aprofundada e a participação nas aulas mais qualificada, explicam Adriana Ancona de Faria e Roberto Dias, respectivamente vice-diretora administrativa e coordenador de graduação da instituição. Eles lembram que essa proporção entre o tempo em sala de aula e o tempo dedicado à leitura, pesquisa e trabalhos é comum em faculdades de direito europeias e norte-americanas, onde muitos matriculados em apenas três ou quatro disciplinas passam grande parte do dia nas bibliotecas.
Outra inovação presente na nova grade curricular é a ênfase no ensino por projetos. Nesse método, o ponto de partida é um problema complexo e multidisciplinar, cabendo aos alunos compreender os interesses e as perspectivas dos diferentes agentes envolvidos e, após aprofundamento nos temas relacionados, construir uma solução jurídica aplicada ao caso concreto. As mudanças da grade foram debatidas por dois anos como forma de buscar intersecção entre os conteúdos exigidos pelos reguladores e que também estivessem alinhadas com as demandas dos alunos, do mercado e da sociedade.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site