NOTÍCIA

Agenda

Retrato das Américas

Baía de Guanabara vista da Ilha das Cobras, de Felix Émile Taunay (1828) Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, a mostra Paisagem nas Américas: pinturas da Terra do Fogo ao Ártico reúne 105 obras de grandes artistas do continente americano, como os brasileiros Tarsila […]

Retrato das Américas

Divulgação
Baía de Guanabara vista da Ilha das Cobras, de Felix Émile Taunay (1828)

Em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, a mostra Paisagem nas Américas: pinturas da Terra do Fogo ao Ártico reúne 105 obras de grandes artistas do continente americano, como os brasileiros Tarsila do Amaral e Pedro Américo, os americanos Frederic Church e Georgia O’Keeffe, os mexicanos José Maria Velasco e Dr. Atl, entre outros, que poderão ser observados juntos pela primeira vez. Trata-se da primeira mostra que examina a pintura de paisagem no continente americano entre 1820 e 1940. Sua organização se dá em torno de seis temas, que buscam enfatizar aspectos que são comuns à história de todos os países americanos.

‘Terra ícone nação’, por exemplo, apresenta uma seleção de sete pinturas icônicas que demonstram como, na medida em que as nações da América se tornavam independentes, certas paisagens foram escolhidas como representativas de uma identidade nacional. É o caso da baía de Guanabara para o Brasil e da fronteira oeste para os Estados Unidos. Já ‘Do campo para o ateliê’ reúne desenhos e pinturas resultantes de expedições científicas inspiradas nos escritos do naturalista Alexander von Humboldt, enquanto ‘Ícone nação ser’ destaca a visão individual dos artistas frente à natureza e à beleza do território. São lugares que os pintores conheciam bem e onde projetaram suas memórias e experiências, para expressar um profundo sentido de pertencimento.

Paisagem nas Américas: pinturas da Terra do Fogo ao Ártico 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02. São Paulo – SP

Até 29 de maio de 2016

De quarta a segunda, das 10h às 17h30.

Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Informações: http://www.pinacoteca.org.br / 11 3324 1000

 

Autor

Marina Kuzuyabu e Mariana Ezenwabasili


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site