Notícias

Transição para ensino integral melhora resultados de escolas cariocas

Alguns resultados de escolas que já atuavam em tempo integral mas reformularam o currículo, porém, apresentaram queda

Publicado em 28/07/2015

por Redação revista Educação

Um levantamento descobriu que a implantação do programa Escolas em Tempo Integral está impactando positivamente as notas dos alunos do Rio de Janeiro. O avanço foi visto, sobretudo, entre as escolas que atuavam em tempo intermediário. Isto porque, naquelas que já tinham aulas durante as sete horas do dia, a adaptação do currículo veio junto com a queda da nota dos alunos do 8º ano. Os dados foram retirados de uma pesquisa da Fundação Itaú Social e divulgados pelo jornal O Globo.

O programa Escolas de Tempo Integral é feito pela prefeitura do Rio de Janeiro e foi implantado em 21% das escolas municipais de lá. A meta é chegar a toda rede até 2030. Além da ampliação da carga horária para sete horas, ele prevê uma nova matriz curricular.

Nas escolas que antes atuavam em meio período, houve uma melhora expressiva nas notas de português e matemática. Os alunos que estavam com baixo rendimento aumentaram, em média, 4,8 pontos em ambas as disciplinas. Entre os estudantes do 8º ano com melhores resultados, houve elevação média de 2,7 pontos nas notas de Matemática entre, enquanto os resultados em Português ficaram inalterados.

Contudo, nas escolas que já tinham aulas em tempo integral, mas sofreram adaptação de currículo, os alunos do 8º ano apresentaram queda média de 5,7 pontos em matemática. A pesquisa foi feita com base em resultados da Prova Rio.

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site