NOTÍCIA

Edição 219

Inclusão na rede pública

Alunos com deficiência estão, cada vez mais, frequentando classes regulares

Publicado em 08/07/2015

por Redação revista Educação

Inclusão na rede pública

O Plano Nacional de Educação prevê que até 2024 o acesso à Educação Básica e o atendimento especializado devem ser universalizados a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação em classes comuns. Ou seja, esses jovens devem frequentar preferencialmente a rede regular de ensino. O Brasil parece no caminho de atingir essa meta: as matrículas de alunos com deficiência, transtornos de desenvolvimento ou superdotação aumentaram 38,6% no período entre 2009 e 2014. Em números, foram 886.815 matrículas no ano passado, nas redes pública e privada, contra 639.718 em 2009.
De acordo com o levantamento da ONG Todos pela Educação, com base no Censo da Educação Básica, na rede pública as matrículas em classes exclusivas diminuíram de 10,8% para 3,9% e em classes especiais, de 13,7% para 3,4% no mesmo período. Desse modo, os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades matriculados em classes comuns são 92,7% do total destes na rede pública, o que representava 655.375 matrículas em 2014. Como não há dados que mostrem quantas dessas crianças e jovens continuam fora da escola, o levantamento se refere somente aos que estão matriculados.
Os dados também revelam que o ensino médio ainda é o maior gargalo para a inclusão: enquanto esses alunos representavam 2,83% do total de matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental em 2014, no ensino médio, a proporção era de 0,7%. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a proporção entre a quantidade de alunos com deficiência matriculados em relação ao total de matrículas é a maior registrada em relação às demais modalidades. Porém, se comparada às outras etapas, a EJA ainda concentra a maioria desses alunos fora das classes comuns. No ano passado, 50,86% dos estudantes com deficiência estavam em escolas exclusivas, enquanto apenas 45,86% estão em classes comuns. Os restantes 3,28% estão em classes especiais.
Já nas escolas comunitárias, con­fessionais ou filantrópicas, apenas 6,9% do total das crianças e adolescentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades estavam matriculados em classes comuns em 2014. No primeiro ano do período de estudo, eram apenas 3,3%. Mesmo com percentuais menores do que na rede pública, na rede privada também houve inclusão desses alunos: de 2009 a 2014, o número de alunos em classes comuns passou de 72,9% para 87,7%. No entanto, esse percentual ainda é menor do que os 92,7% da rede pública que estão em classes comuns.

Autor

Redação revista Educação


Leia Edição 219

Rumo ao abismo

Rumo ao abismo

+ Mais Informações
No turbilhão de emoções da adolescência

No turbilhão de emoções da adolescência

+ Mais Informações
O som da grafia

Pesquisa sobre trajetória das palavras ajuda a entender lógicas por...

+ Mais Informações
Província de Buenos Aires, maior rede pública da Argentina, adota medidas polêmicas para inclusão de estudantes na escola primária

Província de Buenos Aires, maior rede pública da Argentina, adota...

+ Mais Informações

Mapa do Site