NOTÍCIA

Ensino Superior

Em prol da saúde

SERVIÇOS | Edição 197 Ter um ambulatório bem equipado é fundamental para atender e encaminhar corretamente casos de acidentes ou doenças em geral por Juliana Duarte O que é É o local onde um enfermeiro devidamente formado presta os primeiros socorros a um paciente que […]

Publicado em 27/04/2015

por Redação Ensino Superior

SERVIÇOS | Edição 197
Ter um ambulatório bem equipado é fundamental para atender e encaminhar corretamente casos de acidentes ou doenças em geral
por Juliana Duarte

© iStockphoto

O que é
É o local onde um enfermeiro devidamente formado presta os primeiros socorros a um paciente que apresentou algum problema de saúde. Esse profissional também é o responsável por sugerir o encaminhamento a um hospital ou a um médico especialista.

Como funciona
É preciso ter um espaço adequado para a enfermaria – não muito pequeno, pois o local precisa ser equipado com maca, mesa para o enfermeiro, armários (se possível trancados para armazenar os materiais com segurança), relógio de parede e cadeira. É fundamental que o profissional contratado tenha formação em enfermagem. Caberá a ele a verificação de sinais vitais, medição de pressão e demais coletas de dados que antecedem um atendimento médico. O profissional, embora não possa dar o diagnóstico clínico final, está respaldado para prescrever medicamentos previstos em protocolos e programas do Ministério da Saúde.

Quanto custa
O valor do investimento para montar um ambulatório varia de acordo com o tamanho do ambiente, a quantidade de materiais e o número de profissionais que trabalharão no local. Dê preferência a empresas especializadas para comprar materiais e equipamentos. De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), o piso salarial do enfermeiro é de R$ 2.600, mas ainda não existe um parâmetro nacional.

Por que utilizar
Embora ainda não exista uma lei nacional que obrigue as instituições de ensino a manterem um ambulatório, é possível ajudar a salvar vidas com a instalação de uma enfermaria. O profissional responsável pelo setor presta os primeiros socorros e encaminha o paciente ao atendimento médico mais adequado. Esse contato inicial é decisivo em problemas como paradas cardíacas, desmaios e convulsões. Além disso, em escolas da área da saúde, a enfermaria transforma-se em uma rica fonte de aprendizado para estudantes.

Tipos
Os modelos de enfermarias variam de acordo com o tamanho disponível, que irá determinar a quantidade de materiais e equipamentos. Em todos os casos, o ambulatório deve ser de fácil acesso e higienizado com frequência. É possível contratar uma empresa terceirizada, que irá prestar esse serviço, ou então montar um ambulatório próprio, com a contratação e a consultoria de um profissional do setor.

Onde encontrar
Equipamentos:
Linha Médica: www.linhamedica.com.br
A. Klimper: www.aklimper.com.br
Terceirização de ambulatórios:
Moema Assessoria: www.moemaassessoria.com.br
Asonet: www.asonet.com.br

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site