NOTÍCIA

Agenda

Instituição dá bolsas de estudos em colégios particulares para jovens de baixa renda


Alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental podem se inscrever no processo seletivo até junho

Publicado em 16/04/2015

por Redação revista Educação

O Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) está oferecendo 200 bolsas de estudo para estudantes do 7º ou 9º ano com baixa renda. Os alunos selecionados ganharão bolsa em colégios de excelência da rede particular de ensino de São Paulo e do Rio de Janeiro. A instituição também oferece ajuda de custo e acompanhamento aos bolsistas durante o período de estudos. As inscrições são online e vão até 12 de junho.

As bolsas são destinadas a dois programas: Alicerce e Bolsa Talento. No primeiro, durante o 8º e 9º ano, os jovens têm aulas em um “cursinho” preparatório no colégio particular, oferecido todos os dias no contraturno da escola de origem. Após os dois anos de “dupla jornada”, eles cursam o ensino médio integralmente no colégio particular. Já no Bolsa Talento, os estudantes ingressam diretamente no ensino médio da escola particular, sem o período de adaptação.

Para se inscrever, o aluno deve estar cursando o 7º ou 9º ano do ensino fundamental, ter renda per capita familiar de até dois salários mínimos e nunca ter repetido na escola. As inscrições são feitas online pelo professor ou pelo próprio aluno. O processo seletivo inclui teste online, prova presencial, entrevistas e dinâmica.

Os estudantes selecionados em ambos os programas recebem, além da bolsa integral de estudos, uniforme, material escolar, alimentação e auxílio-transporte. Após concluírem o ensino médio, os alunos podem ainda ganhar uma bolsa-auxílio de um salário mínimo como ajuda de custo durante a faculdade.

Para o projeto Alicerce, os colégios parceiros são Bandeirantes, Objetivo e Santo Américo, em São Paulo; Objetivo e Poliedro, em São José dos Campos; e pH e São Bento, no Rio de Janeiro. Já os aprovados no Bolsa Talento podem ganhar bolsa no Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile e Objetivo (São Paulo), Sidarta (Cotia), Uirapuru (Sorocaba) e pH (Rio de Janeiro).

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site