Estratégia de ensino com auxílio da internet foi testada e aprovada em estudo da USP; saiba como elaborar a sua
Uma pesquisa feita na USP confirmou que a metodologia WebQuest pode ser uma alternativa eficaz para o uso da internet em sala de aula. A WebQuest é uma estratégia educativa em que o professor prepara desafios para os alunos resolverem com o auxílio da internet, mas direciona a bibliografia e os recursos que eles utilizarão. O estudo foi feito com 93 alunos do curso de enfermagem de uma faculdade paulistana. Eles ficaram satisfeitos com o método e afirmaram ganhar mais conteúdo e aprendizado através dele.
Apesar de a pesquisa, feita na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, ter sido feita com alunos de graduação, a WebQuest pode ser usada em qualquer fase escolar. Para Lucimara Duarte Chaves, que conduziu a pesquisa, a metodologia não dispensa a presença do aluno em sala de aula.
A WQ foi criada ainda em 1995 em uma universidade norte-americana. A estratégia visa otimizar o uso das informações disponíveis na internet para os alunos. Geralmente, ela é consiste em um site com uma introdução, a descrição do processo de aprendizagem, a tarefa proposta e as conclusões a que se espera que os alunos cheguem. Há algumas plataformas que permitem que professores criem sua própria WebQuest, como a WebQuestFácil e a WebQuestBrasil.