Notícias

Número de inscritos na Fuvest cai e é o menor desde 2012

Redução foi maior entre candidatos de escolas públicas

Publicado em 11/11/2014

por Redação revista Educação

O número de inscritos no vestibular da Fuvest, que seleciona os ingressantes nos cursos da USP e da Santa Casa, caiu 17,5% em relação ao ano passado. Os 141.888 inscritos representam o menor número desde 2012, quando eles totalizavam 146.892 pessoas. O número de candidatos provindos de escolas públicas também registrou redução, mas de 32,4%.

Foto: Cecília Bastos / Jornal da USP

Os dados mostram que este ano rompeu uma tendência de crescimento no número de inscritos no vestibular da USP que existia desde 2010. Ano passado, o exame bateu recorde histórico de candidatos, quando 172.037 pleiteavam as 11.177 vagas.

Os cursos mais concorridos da USP são Medicina (no campus da capital e em Ribeirão Preto), Psicologia, Engenharia Civil (no campus de São Carlos), Artes Cênicas e três cursos de comunicação: Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Inclusão
Os inscritos pelo Inclusp, programa de bonificação a candidatos provindos de escolas públicas, caíram de 62.280 em 2013 para 42.080 este ano. O programa dá 15% de bônus na nota da primeira fase a quem estudou na rede pública desde o Ensino Fundamental e Médio e 12% a quem apenas cursou o ensino médio em escolas públicas.

Este ano, a Pró-Reitoria de Graduação da USP iniciou a campanha Você Também Pode nas redes sociais. Usando imagens engraçadas e motivacionais, o órgão incentiva os alunos da rede pública a prestarem o vestibular da Fuvest, além de informar sobre a gratuidade dos cursos, sobre os programas de inclusão e os de permanência.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site