NOTÍCIA

Agenda

Congresso internacional debate a avaliação das escolas bilíngues

Evento acontece em setembro na cidade de São Paulo

Publicado em 18/08/2014

por Redação revista Educação

O crescimento no número de escolas bilíngues no Brasil levanta questões fundamentais para o aprendizado de um segundo idioma na educação regular. Não há um dado oficial, mas um levantamento da Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo estima que existam hoje mais de 100 escolas bilíngues no Brasil – 50% delas em São Paulo – atendendo em torno de 100 mil alunos.

Diante da crescente demanda das famílias pelo ensino bilíngue, como saber se a escola é boa e tem qualidade? Qual é a formação do professor bilíngue? Como avaliar o ensino bilíngue? Estas e outras questões serão abordadas no Congresso Internacional de Escolas Bilíngues, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de setembro, em São Paulo.

O Congresso é organizado pelo Bilingual Institute of Advancement (BIA), Centro de Estudos e Formação de Professores Bilíngues da Escola Cidade Jardim PlayPen.

Estão confirmadas as presenças de:

Ellen Bialystok, psicóloga canadense e Professora de Pesquisa de Psicologia na York University. Seu principal interesse em pesquisa tem sido na área de bilinguismo e seu efeito no desenvolvimento cognitivo e linguístico em crianças. Esta área foi expandida para incluir também a exploração do processamento adulto e como o bilinguismo desde a tenra idade afeta as habilidades cognitivas e a retenção destas competências, com a idade. Ela também trabalhou nas áreas de alfabetização em crianças, modelos de consciência metalinguística, aquisição de segunda língua e o desenvolvimento da cognição espacial.

Jussara Maria Lerch Hoffmann, acadêmica brasileira e consultora no campo da avaliação pedagógica. Já desenvolveu inúmeros estudos e pesquisas sobre o tema de avaliações, como avaliar a escola, o currículo, e os alunos. É especialista em avaliações nos níveis pré-escolar e de ensino fundamental. Hoje é diretora da editora Mediação.

Dr. Josep Luis Gonzalez – Diretor da Escola Britânica de Barcelona (BSB). Ele é graduado em Literatura Inglesa pela Universidade de Barcelona. Seus interesses acadêmicos o levaram para o Reino Unido, onde passou vinte e três anos. Graças a várias bolsas de estudo, ele foi capaz de fazer um curso de Mestrado no European Renaissance Drama (Warwick and the Sorbonne) antes de completar seu PhD na University of Oxford. Antes de sua nomeação na BSB, ocupou diferentes cargos em prestigiadas escolas independentes no Reino Unido como a Charterhouse (Surrey), St. Paul’s (Londres), Eton College e também no nível universitário. Colabora com a Cambridge International Examinations no desenvolvimento de novas qualificações e ministra palestra em várias conferências escolares sobre temas relacionados ao bilinguismo e a importância de garantir que nossos filhos tenham “mentes internacionais” e possam se tornar cidadãos globais bem sucedidos.

Serviço:

BIA 2014/ Congresso Internacional Bilíngue – Práticas e instrumentos de avaliação

Datas: 12 a 14 de setembro de 2014
Preço: R$ 490,00 (Quatrocentos e noventa reais). Este valor inclui participação e alimentação durante os três dias do congresso.
Local: Praça Professor Américo de Moura, 101 / Cidade Jardim, São PauloTelefone: 55 11 3812.9122

Mais informações em: http://www.escolacidadejardim.com.br/br/bia2014.html

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site