NOTÍCIA

Educação Infantil

Volta por cima no reino do gelo

Baseado em um livro de Hans Christian Andersen, Frozen conta a história de uma princesa que transforma em gelo tudo que toca Uma das principais batalhas da indústria do entretenimento no século 21 envolve a animação, com seu enorme potencial para agradar a crianças e […]

Publicado em 03/04/2014

por Sérgio Rizzo

Volta por cima no reino do gelo

Divulgação
Baseado em um livro de Hans Christian Andersen, Frozen conta a história de uma princesa que transforma em gelo tudo que toca

Uma das principais batalhas da indústria do entretenimento no século 21 envolve a animação, com seu enorme potencial para agradar a crianças e também a adultos. Prova disso, em números que os estúdios norte-americanos de cinema adoram contemplar, é a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria global superada por Frozen (EUA, 2013, 102 min.), que saiu da cerimônia do Oscar, em março, com os prêmios de melhor longa de animação e de canção original (o sucesso internacional Let It Go). Desempenho muito superior, por exemplo, ao do badalado drama adulto Trapaça, que ficou sem nenhuma estatueta (e que arrecadou, em todo o mundo, “apenas” US$ 250 milhões).
O sucesso de Frozen representou uma festejada volta por cima para a área de animação do império Disney, que havia sido ameaçada de esvaziamento (e até mesmo de fechamento) desde a incorporação da produtora Pixar ao gigante do entretenimento fundado por Walt Disney (1901-1966). Talvez não por acaso, a matéria-prima veio da literatura clássica, a exemplo de outros grandes êxitos do estúdio: o livro A Rainha da Neve, do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), publicada pela primeira vez em 1845. A história original trata de uma maldição: tudo em que uma princesa toca vira gelo, e esse poder duvidoso atira o mundo todo em um inverno aparentemente sem fim.
Como se poderia supor para uma produção Disney, Frozen adapta esse ponto de partida em chave mais leve, musical e bem-humorada. O filme conta a história de duas irmãs, herdeiras do trono de Arendelle. Elsa, a mais velha, é a que congela tudo o que toca. Infeliz com o que provoca, mas sem poder controlar o próprio dom, ela decide fugir. Anna, a caçula, vai atrás de Elsa, com a dupla missão – durante a qual recebe diversas ajudas, entre as quais a de um homem da montanha e sua rena – de salvar o reino e também a irmã. Para as crianças menores, principalmente as meninas, é um drama romântico encantador. Para os mais velhos, outro exemplo de animação que pode oferecer recompensas superiores ao de boa parte dos dramas convencionais com atores.

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Educação Infantil

professor pesquisador_destaque

Quando o professor assume a postura de pesquisador

+ Mais Informações
Especialista aponta caminhos para o aprimoramento da educação infantil

Especialista aponta caminhos para o aprimoramento da educação infantil

+ Mais Informações
shutterstock_114702397

Brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança

+ Mais Informações
Gustavo Morita

Educação infantil: observação é essencial para a realização do...

+ Mais Informações

Mapa do Site