NOTÍCIA

Agenda

Colômbia convida secretários de Educação para conhecer cursos de espanhol

Evento em Brasília reunirá 21 universidades colombianas

Publicado em 29/11/2013

por Redação revista Educação

O governo da Colômbia está convidando todos os Secretários de Educação dos Estados para conhecer o Programa de Aprendizado de Espanhol para Estrangeiros (ELE 2013 – Colômbia), uma iniciativa que pretende tornar o vizinho brasileiro referência internacional no ensino da língua espanhola.

O projeto será apresentado no próximo dia 2 dezembro, segunda-feira, na Universidade de Brasília (UnB). Vinte e uma universidades públicas e privadas colombianas mostrarão em uma grande feira educativa, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), instituição de apoio da UnB, seus cursos de espanhol, com diversas ênfases, modalidades e finalidades.

“Além do intercâmbio entre as instituições de ensino do Brasil e da Colômbia, vamos intensificar o projeto junto às secretarias estaduais e municipais de educação para a formação continuada dos professores de espanhol”, destaca Ricardo Montenegro Coral, encarregado de Negócios da Embaixada da Colômbia no Brasil.

A iniciativa vai ajudar o Brasil a cumprir a lei 11.161, de 2005, conhecida com “Lei do Espanhol”, que tornou obrigatória a oferta deste idioma em escolas do Ensino Médio e facultativa no Ensino Fundamental. Os dados mais recentes, de 2010, indicam que apenas 25% dos 25,7 mil colégios públicos e privados do Brasil cumprem a lei.

Além da feira, o ELE Colômbia 2013 apresentará palestras de representantes dos Ministérios da Educação do Brasil e da Colômbia, do Instituto Caro y Cuervo, centro colombiano de pesquisa e difusão do espanhol, e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), associação que reúne mais de 50 instituições e promove a integração internacional. Os ministérios colombianos da Indústria e Comércio, Cultura e Relações Exteriores também estão envolvidos com o projeto.

O ELE Colômbia 2013 é constituído de cinco linhas profissionais: transferência de créditos entre instituições, pesquisa científica e acadêmica, formação de professores, propaganda e marketing e alianças estratégicas.

As universidades colombianas oferecem certificados de Pedagogia e Didática de Ensino de Espanhol para Estrangeiros; Marketing Estratégico para Serviços e Produtos Educacionais, design de Currículo e de Materiais, além de pós-graduação.

O projeto ganhou um site completo – www.spanishincolombia.gov.co – com informações acadêmicas e operacionais a respeito de programas de ensino de espanhol para estrangeiros. Tem versões em inglês, francês, português e chinês. Participam do projeto instituições situadas nas cidades de Barranquilla, Bogotá, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Medelim e Manizales.

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site