NOTÍCIA

Agenda

III Simpósio Internacional da ABPp

Encontro debatea diversidade e as potencialidades do aprender e do ensinar

Publicado em 27/09/2013

por Redação revista Educação

Promovido pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp, o III Simpósio Internacional acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro. Intitulado “Os caminhos do ensinar e aprender”, tem como objetivo reunir psicopedagogos, professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, estudantes e demais profissionais da área de educação e da saúde. Todos comprometidos com o desenvolvimento de uma formação de boa qualidade.

“Serão abordados subtemas que permitirão debater a diversidade e as potencialidades do ‘aprender’ e do ‘ensinar’, as práticas inclusivas, os processos de avaliação e intervenção nas dificuldades e transtornos de aprendizagem nas diferentes abordagens e sob a ótica dos mais recentes enfoques científicos.”, expõe a presidente da ABPp, Quezia Bombonatto. “A grande característica é o não engessamento, ou seja, não nos fixamos em um determinado tema, mas analisamos os caminhos da aprendizagem nas várias dimensões. A novidade é que tenha realmente possibilidade de interação e abordagem de várias linhas… uma visão mais globalizada”, completa.

Em 2007, o primeiro Simpósio Internacional enfocou aspectos da neurociência e da psicanálise. As novas práticas da psicopedagogia quanto a instrumentos e intervenções foram debatidas no II Simpósio, em 2010. “O Simpósio deste ano tem um diferencial: estamos com uma proposta de que os participantes, de fato, tenham uma interação maior com os palestrantes. Todos estão sendo orientados no sentido de promover essa interação com a platéia”, diz Quézia Bombonatto.

Já são confirmados mais de 30 palestrantes brasileiros. Além deles, participam do evento Maria Jesús Comellas Carbó, coordenadora do Grup de Recerca Orientació y Desenvolupament (GRODE), da Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha); a psicopedagoga argentina Sandra Torresi, vice-presidente da Sociedade Ibero-americana de Neuroeducação especializada em Neuropsicologia com Orientação Infantil; e Rafael Pereira, doutor pela Universidade de Extremadura da Espanha em Neuropsicologia da Dislexia e professor de Mestrado em Ensino Especial na cadeira de Dificuldades Específicas de Aprendizagem na Escola Superior de Educação Almeida Garret, da Universidade Lusófona (Portugal).

 

Programação

No dia 17 serão realizados os cursos pré-evento, que independem da inscrição no Simpósio. Ao todo são oito cursos ministrados por especialistas de diferentes áreas, entre eles os palestrantes estrangeiros Rafael Pereira e Sandra Torresi e o professor de história do Colégio Joana D’Arc, Rodrigo Abrantes, que abordará o tema tecnologia em sala de aula.

A cerimônia terá a presença do secretário de Educação do município, Cesar Callegari; da presidente da ABPp, Quezia Bombonatto; de Ghislaine Gliosce da Silva, representante da UNIP – uma das patrocinadoras do evento; e do vereador Antonio Goulart, autor do Projeto de Lei recém sancionado pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que cria a função do psicopedagogo na rede municipal de ensino. A partir das 11h é iniciada a programação, anunciada com cinco palestras, seis fóruns, sete painéis, três workshops e um colóquio – dividido em duas partes.

“Estamos com algumas atividades diferenciadas: estudos e supervisões de casos, além de discursos que visam proposta tanto para salas de aula quanto para as clínicas”, completa Quezia Bombonatto. Apresentações na qual serão debatidas e formuladas questões quanto ao atendimento psicopedagogo a jovens adultos nesses estabelecimentos – tudo com estimulo à intensa participação dos simposistas.

SERVIÇO
III Simpósio Internacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp.
Local: Universidade Paulista (UNIP) – Rua Vergueiro, 1211 – Paraíso, São Paulo
Quando: 17, 18 e 19 de outubro
Inscrições no site WWW.abppsimposio2013.com.br
WWW.abpp.com.br
WWW.arteemeventos.com.br

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site