NOTÍCIA

Agenda

Palestra sobre o Enem

Especialistas explicam a metodologia TRI, utilizada na correção do Enem, e dão dicas sobre como abordar atualidades na preparação para o Exame

Publicado em 10/06/2013

por Redação revista Educação

O Enem 2014 registrou recorde de inscritos, com mais de 7,8 milhões de candidatos. Estima-se que para esse público há cerca de 400 mil professores em todo o país, que têm o importante papel: de auxiliar os estudantes na preparação para o Exame. Para capacitar educadores sobre a prova do Enem, a Academia Primeira Escolha, especializada em formação de gestores e educadores, em parceria com a Educon Consultoria em Educação, promove uma palestra gratuita no dia 13/06, quinta-feira, às 19 horas, no auditório das Edições Paulineas (endereço Rua Dona Inácia Uchoa, 62 Vila Mariana – São Paulo/SP).

Na ocasião, o matemático e especialista em métricas educacionais, Tadeu da Ponte, falará sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método utilizado para a correção do Enem e que ainda gera dúvidas em educadores. “Desmistificar o sistema de correção do Enem é fundamental para auxiliar o estudante a entender a prova e, consequentemente, ajudá-lo a ter um bom desempenho”, afirma Tadeu da Ponte. Além de esclarecer o que é o TRI, o palestrante irá explicar para que o Enem utiliza essa metodologia.

Outro ponto importante para a compreensão do Exame é a abordagem de temas atuais. Para falar sobre esse assunto, o evento contará com a presença do professor de história Milton Fernandes, da Educon Consultoria. Ele fará uma palestra sobre o Novo Código Florestal Brasileiro, como exemplo de como abordar temas da atualidade em sala de aula. Acostumado a ministrar palestras sobre atualidades para estudantes e educadores de Ensino Médio e Pré-Vestibulares, Milton explica que os professores precisam dominar, além das disciplinas tradicionais, os grandes eventos divulgados pela mídia, já que questões que tratam de temas da atualidade sempre aparecem no Enem. “Cabe ao professor ajudar o aluno a atribuir significado prático àquilo que aprende, interpretando a sociedade à luz do conhecimento que adquiri”. Para ele, é necessário que os professores entendam quais são os elementos de uma questão tipo Enem – outro aspecto que será abordado na palestra.

As inscrições para o evento devem ser feitas pelo site www.primeiraescolha.com.br. As vagas são limitadas. Outras informações pelo telefone (11) 2538-3777.

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site