Curso de Expansão Cultural

Com o objetivo de promover aos educadores a reflexão para a compreensão da escola como um sistema social complexo e propiciar a construção de conhecimentos teóricos e metodológicos que fundamentam uma proposta de currículo integrado, a GVive – Associação dos ex-alunos e amigos do Vocacional promove o curso Formação para Gestão de Currículo Integrado. As inscrições vão até 18 de março. O curso terá duração de 20 de março a 19 de junho e acontecerá às quartas-feiras, das 19h às 22h, no Instituto Sedes Sapientiae. Seu público alvo são diretores, coordenadores, professores, orientadores e demais profissionais da educação.

A coordenação do curso é de Alcimar Alves de Souza Lima, médico, psiquiatra e psicanalista, professor do curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e especialista em teoria da complexidade; Cecília Vasconcellos Lacerda Guaraná, pedagoga e psicóloga; e Esméria Rovai, doutora em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo, professora do Programa de Pós Graduação Lactu Sensu do Centro Paula Souza.

Conteúdo Programático:

– Escola como um sistema social de relações complexas;
– Projeto político pedagógico;
– Fundamentos e princípios do currículo: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e integração – teoria e prática;
– Gestão de currículo integrado;
– Paradigmas científicos contemporâneos (dialética e dialógica);
– Metodologia de estudo de problemas;
– Estratégias e técnicas pedagógicas integrativas;
– Princípios de avaliação formativa.

ESTRATÉGIAS: – Diagnóstico e problematização de realidade; – Trabalho em grupo; – Estudos do Meio; – Seminários; – Exibição de filmes; – Trabalho prático de articulação com a realidade da escola.

Mais informações:
http://sedes.org.br/site/cursos/expansao_cultural/7349
Tel: (11) 3866-2730
E-mail: sedes@sedes.org.br