NOTÍCIA

Agenda

1° Encontro Cinema e Escola

Educadores são convidados a discutir as relações entre o cinema e a escola

Publicado em 11/09/2012

por Redação revista Educação

Estão abertas as inscrições para o 1° Encontro Cinema e Escola, promovido pela Escola Carlitos em parceria com a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Com o objetivo de discutir as formas de articular cinema e sala de aula e alertar para a necessidade de criar uma cultura cinematográfica ao longo da vida escolar, o evento, gratuito, acontece entre os dias 13 e 16 de setembro e conta com a participação de especialistas brasileiros, portugueses e franceses.

O evento traz para o centro das reflexões as experiências do Serviço Pedagógico da Cinemateca Francesa e seu laboratório O cinema, cem anos de juventude, criado em 1996 e cujo curador artístico é o professor e cineasta Alain Bergala, autor do livro A hipótese cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema na escola e fora dela. Atualmente, cerca de 30 escolas da França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália e Brasil participam do projeto.

O encontro também abre espaço para a discussão dos trabalhos realizados pela associação portuguesa Os filhos de Lumière que há 12 anos realiza importantes experiências de iniciação ao cinema e integra o laboratório experimental francês desde 2006.

A programação de filmes inclui ainda a apresentação de dois longas-metragens de referência para a discussão do tema proposto e uma pequena mostra de filmes portugueses, com curadoria de José Manuel Costa, subdiretor da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

A programação completa pode ser vista aqui. As inscrições para as palestras podem ser feitas pelo e-mail unidade1@escolacarlitos.com.br, informando nome completo, instituição e contato. As sessões de exibição dos filmes dispensam inscrição.

Serviço: 1º Encontro Cinema e Escola
Quando:
13 a 16 de setembro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Clementino São Paulo – SP
Informações: Escola Carlitos (11) 3824-9591
www.escolacarlitos.com.br

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site