NOTÍCIA

Agenda

PUC-SP oferece curso online sobre história da ciência e ensino

Objetivo do curso é analisar as possibilidades de interface entre essas áreas e de elaborar atividades para aplicação em sala de aula

Publicado em 26/03/2012

por Redação revista Educação

Com o objetivo de analisar as possibilidades de interface entre história da ciência e ensino e de elaborar atividades para aplicação em sala de aula, a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), oferece três cursos a distância, que podem ser feitos por participantes de todo o país.

Cada um dos cursos, com duração de 30 horas, enfatiza a utilização de um diferente recurso didático: textos, experimentos e mídias. Os programas são independentes, ou seja, é possível fazer apenas um curso ou quantos o participante desejar. Em cada um, haverá três encontros presenciais, feitos sempre aos sábados. No primeiro, serão expostas as principais tendências na construção de interfaces de história da ciência e ensino, além da apresentação do ambiente Moodle, em que serão desenvolvidas as atividades a distância. Nos outros encontros, serão analisadas as propostas e as questões levantadas durante o curso, permitindo uma troca de experiência enriquecedora para todos os participantes. Os alunos que não puderem comparecer poderão acompanhar os encontros pela internet, em tempo real, para obter sua frequência (10 horas – encontros presenciais).

Os cursos são divididos em módulos. No primeiro, o aluno deverá escolher propostas temáticas de atividades em duas das seguintes áreas: química, física, ciências biológicas e matemática. Já no segundo módulo, ele deverá elaborar uma proposta de atividade usando o recurso didático em foco (texto, experimento ou mídias) a ser aplicada em sua própria sala de aula ou numa situação idealizada.

O curso será ministrado por historiadores da ciência que pesquisam a interação do tema com o ensino e são professores da PUC-SP – referência na área com o Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, que desde 1998 oferece a disciplina “História da Ciência e Ensino”, além da realização da “Jornada da História da Ciência e Ensino” e de workshops mensais sobre o assunto.

Encontros Presenciais:
Dia 14 de abril de 2012, das 9 às 13 horas;
Dia 26 de maio de 2012, das 10 às 13 horas;
Dia 16 de junho de 2012, das 10 às 13 horas.

LOCAL: Campus Marquês de Paranaguá, que fica na Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação – São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae, infocogeae@pucsp.br e http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/141.

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site