Nadia Bossa discute os fatores que podem interferir no raciocínio lógico-matemático dos alunos
Publicado em 13/12/2011
Entre os principais distúrbios de aprendizagem escolar, existe a discalculia. Trata-se de um transtorno relacionado a falhas na conexão dos neurônios localizados na parte superior do cérebro, área responsável pelo reconhecimento dos símbolos.
“A discalculia é uma grande dificuldade para desenvolver uma linha de raciocínio aritmético”, explica a pedagoga e neuropsicóloga Nadia Bossa, autora da série “Transtornos de Aprendizagem”, produzida pela Atta Mídia e Educação.
Nos trechos abaixo, Nadia apresenta as características gerais da discalculia e orienta os professores a identificar e encaminhar o transtorno.
Discalculia e TDAH
Autora: Nadia Bossa
Apoio: Associação Brasileira de Psicopedagogia
Realização: ATTA Mídia e Educação
Duração: 65 min
+ Veja também:
– Diagnóstico precário de déficit de atenção pode levar à prescrição desnecessária de remédios
– Como superar problemas de desatenção dos alunos no processo ensino-aprendizagem
Há mais de 18 anos, a ATTA Mídia e Educação produz vídeos que trazem temas fundamentais da Educação, com a participação de vários dos mais importantes educadores brasileiros e estrangeiros. | |