7° Concurso Causos do ECA

Durante todo o mês de outubro, internautas poderão acessar o Portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, e votar nas histórias finalistas do 7º Concurso Causos do ECA. As histórias que concorrem são verídicas e resultaram em uma transformação social, a partir da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A etapa “Júri Popular” vai eleger os melhores “causos” apresentados em texto e vídeo. Os vencedores ganharão um prêmio de R$ 10 mil. A votação deverá ser feita pelo www.promenino.org.br.

A premiação ocorrerá no dia 22 de novembro, durante evento no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Serão concedidos mais de R$ 110 mil em prêmios. A escolha dos vencedores em texto foi feita por um Comitê de Avaliação formado por pessoas atuantes na área da infância e juventude e da literatura. Entre os critérios adotados para a seleção, estão a relevância e a aplicação do ECA na história; o exemplo de cidadania; a transformação da realidade da criança ou do adolescente; e a criatividade de apresentação da história. Os 20 “causos” finalistas serão veiculados em uma publicação impressa e outra em meio digital.

Já o Comitê de Avaliação da categoria “ECA atrás das câmeras” contou com a participação de um integrante do Canal Futura, um especialista da área da infância e juventude e um cineasta. Os cinco finalistas terão seus vídeos veiculados em uma publicação multimídia e na programação do Canal Futura.