NOTÍCIA

Agenda

Pensamentos Instigantes

Debate centrado na filosofia de Wittgenstein

Publicado em 10/09/2011

por Redação revista Educação

No próximo dia 27 de março, às 19h30, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo dá início à edição 2007 do programa
Pensamentos Instigantes – Filosofia e Arte

reunindo Reinaldo Di Lucia e Paulo Caruso, que discutirão o tema
Wittgenstein e o Cartunista

. O encontro será mediado pelo psicólogo e arteterapeuta Claudio Bergamo, curador do programa, e terá a exibição de cartuns de Paulo Caruso.

"Pensamentos Instigantes" tem por objetivo ampliar a grade de atividades do programa reunindo os profissionais da filosofia e das ciências em geral aos expoentes da propaganda, fotografia, moda, música e artes cênicas.

Além de Reinaldo Di Lucia e Paulo Caruso, entre os convidados deste ano estão os filósofos Franklin Leopoldo e Silva e Márcia Tiburi, o psicanalista José Ângelo Gaiarsa, o publicitário Washington Olivetto, a artista plástica Maria Bonomi, o músico Yamandu Costa, o estilista Jum Nakao, a atriz Denise Fraga e a cantora Fortuna.


Wittgenstein e o Cartunista

O debate será centrado na filosofia do austríaco Ludwig Wittgenstein, que contribuiu para a renovação da lógica na década de 1920, na esteira de Gottlob Frege e Bertrand Russell, sendo considerado um dos pais da filosofia analítica. Herdeiro de uma das maiores fortunas austríacas, Wittgenstein abdicou dela para tornar-se jardineiro, professor primário, professor em Cambridge, vivendo os últimos anos de vida em casa de amigos, sem emprego nem rendimento fixos.

"Neste encontro pretenderemos abordar as principais investigações de Wittgenstein, nas quais o filósofo dedica-se a esclarecer não só as ‘confusões’ e as dificuldades que decorrem do que ele vem a chamar de ‘polissemia da linguagem’, mas também a linguagem cotidiana, à qual a filosofia pode e tem de se ater", diz Cláudio Bergamo.

Estas, entre outras questões, serão abordadas pelo professor Reinaldo Di Lucia e debatidas pelo cartunista. Paulo Caruso, que trará para o encontro uma pequena mostra de seus trabalhos.


Reinaldo Di Lucia

é engenheiro químico e autor de vários trabalhos sobre filosofia, publicados em livros e anais de congressos. Auditor líder de normas de gestão ambiental, da qualidade e responsabilidade social. Certified Quality Engineer, pela American Socitey of Quality.


Paulo Caruso

trabalhou em todos os grandes jornais e revistas do país. Durante 20 anos manteve a coluna Avenida Brasil, na IstoÉ, que hoje é publicada pelo Jornal do Brasil, do Rio. É autor de 12 livros de humor e quadrinhos e, junto com o irmão Chico Caruso, com Luiz Fernando Veríssimo e Aroeira, possui a banda Conjunto Nacional, com a qual gravou vários CDs.


Ficha técnica


Março –

27/03 – 19h30 às 21h30

Tema:
Wittgenstein e o Cartunista


Palestrante:
Reinaldo Di Lucia


Convidado:
Paulo Caruso


Centro Cultural Banco do Brasil


Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
(próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652

www.bb.com.br/cultura

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site