NOTÍCIA
Selecionamos cinco competições que devem acontecer em 2025 nas áreas de português, matemática, biologia, informática e geografia
O Brasil sedia anualmente olimpíadas de conhecimento que incentivam o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de habilidades específicas e o interesse por áreas diversas do conhecimento. Ano a ano, essa prática ganha força ao ser um modo de estimular o jovem a ter gosto em aprender.
Há competições que não apenas desenvolvem o aprendizado, mas também oferecem oportunidades de representar o Brasil em olimpíadas internacionais e algumas facilitam o acesso a vagas em universidades nacionais por meio do desempenho olímpico.
Confira algumas olimpíadas de conhecimento que acontecerão em 2025:
Idealizada por professores, esta competição brasileira é para estudantes do ensino fundamental e médio. Entre os objetivos, busca desenvolver a capacidade interpretativa dos competidores
A maior competição de matemática do mundo, o Canguru, reúne alunos do ensino fundamental e médio em uma prova de matemática e raciocínio lógico. Chega à sua 17a edição em 2025 e aguarda mais de 10 mil escolas e mais de 1,5 milhão de estudantes.
——
Olimpíada de matemática: Brasil fica em primeiro lugar em competição internacional feminina
——
Voltada para estudantes do ensino médio, a OBB é organizada pelo Instituto Butantan e é porta de entrada para olimpíadas internacionais de biologia.
Realizada pela Sociedade Brasileira de Computação, a OBI desafia estudantes do 4º ano do ensino fundamental até o 1º ano do ensino superior, em níveis teóricos e práticos, estimulando a programação e o pensamento computacional.
Com enfoque em temas geográficos e ciências da terra, a OBG é uma competição em equipes que abrange estudantes do 9 º ano ao ensino médio.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——