NOTÍCIA
Confira os destaques da edição de maio da revista Educação- impressa e digital e gratuita no app
Publicado em 03/05/2023
Pág. 8, ENTREVISTA com José Pacheco | A experiência do educador português no Brasil o fez perceber que a aprendizagem acontece em uma relação tridimensional que ele chama de paradigma da comunicação
Pág. 16, CAPA SAÚDE MENTAL | Depressão, ansiedade e outros transtornos contribuem para o esgotamento mental de profissionais da educação. Como acolher as famílias e os alunos se o professor, antes de tudo, também precisa ser acolhido?
Pág. 22, NOVO ENSINO MÉDIO | MEC cria grupo de trabalho para ouvir estudantes e profissionais da educação sobre o novo ensino médio. Enquanto isso, a divisão entre revogar ou não se mantém forte
Pág. 28, COLUNA MIDIÁTICA, Alexandre Sayad | Desinformação é ingrediente para a manutenção do medo. Diante da força das fake news, de quem é a responsabilidade para a manutenção de um sistema de informação mais saudável e confiável?
Pág. 30, ATAQUE NAS ESCOLAS Não há mais espaço para pensar a escola, e nem a casa, como um corpo à parte da sociedade. Desde 2002, dos 25 ataques, 14 ocorreram nos últimos dois anos
Pág. 36, BNCC E AS COMPETÊNCIAS, é hora de praticar | BNCC da educação infantil e do ensino fundamental completa cinco anos com desafios no avanço da implementação, especialmente na lógica das competências
Pág. 40, FORMAÇÃO DOCENTE Reino Unido | Relatórios do estágio nas escolas avaliam minuciosamente a ação do futuro professor a cada aula
Pág. 46, SOCIOEMOCIONAL | A preocupação com as competências socioemocionais estende-se aos docentes: tanto na formação, para que estejam aptos a trazer o tema para a sala de aula, quanto na possibilidade de aprimorar suas próprias habilidades
Pág. 52, LITERATURA NEGRA, mundo plural | Discutir variantes literárias na escola, como a afrodescendente, faz parte do processo de construção de uma sociedade igualitária
Pág. 60, ESTADOS UNIDOS | Estudo da Universidade Estadual da Carolina do Norte revela que a maioria dos livros didáticos de biologia aborda menos conteúdos sobre mudanças climáticas do que antes de 2010