ARTIGO
Se um dia o espaço escolar resistiu ao avanço da tecnologia digital, a pandemia tratou de quebrar as últimas barreiras. Professores já capacitados e outros vivenciando o desafio de capacitarem-se mergulham nas muitas possibilidades do mundo digital e das metodologias ativas. Educação presente para o […]
Publicado em 18/10/2022
Se um dia o espaço escolar resistiu ao avanço da tecnologia digital, a pandemia tratou de quebrar as últimas barreiras. Professores já capacitados e outros vivenciando o desafio de capacitarem-se mergulham nas muitas possibilidades do mundo digital e das metodologias ativas.
Educação presente para o futuro, documentário dirigido por Patrícia Travassos que estreou no sábado, 15 de outubro, no Canal Futura e que agora compõe o catálogo da Globoplay (veja aqui), traz o contexto da presença da tecnologia digital na sala de aula, com depoimentos de especialistas, professores e estudantes em seus laboratórios e outros ambientes.
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“Estamos vivendo um momento desafiador de colocar em prática o novo ensino médio brasileiro e o filme reflete sobre uma grande oportunidade para as escolas se transformarem para melhorar a qualidade do aprendizado, engajar os alunos e, consequentemente, reduzir a evasão escolar”, afirma Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, que atua na formação de professores em tecnologia em todo o Brasil.
O filme também aborda a desigualdade social do país, que se evidencia cada vez mais a partir da perspectiva da tecnologia digital, já que mais da metade das escolas do Brasil sequer têm um sinal de internet aberto aos seus estudantes. Tratar desses temas com profundidade e delicadeza não é tarefa fácil, sobretudo, num mundo em que a distopia está tão presente no dia a dia quanto os avanços tecnológicos, minando a positividade.
“Tínhamos uma grande preocupação de tornar a mensagem do filme capaz de dialogar com escolas nas mais diferentes realidades e geografias. Não nos interessava conversar apenas com escolas que tivessem recursos para investir em superlaboratórios maker ou de informática. Recursos são muito bem-vindos, mas o mais importante vem antes disso: a conexão da sala de aula com a realidade do entorno que afeta a qualidade de vida dos alunos e os engaja ao conhecimento em busca de soluções para problemas reais”, detalha a diretora.
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Patrícia menciona que além de um grande repertório, estudantes hiperconectados são mais estimulados ao engajamento social. “E aí, quando atitudes positivas se encontram com a tecnologia, a mágica acontece e os resultados são potentes.”
A tecnologia é, portanto, quase um pretexto no filme, porque ele trata de fato da potência para criar um novo futuro.
Documentário: Educação presente para o futuro
Assistir na Globoplay: clique aqui
Direção: Patrícia Travassos
Produtora: Prosa Press