NOTÍCIA

Formação docente

Ferramenta gratuita orienta educadores para o retorno presencial

Mapas de Foco da BNCC surgem como aliados das secretarias, escolas e professores e apontam as aprendizagens prioritárias na construção de um currículo flexível

Publicado em 11/09/2020

por Redação revista Educação

Além da preocupação com o ensino remoto, professores e coordenadores pedagógicos enfrentam um outro desafio na pandemia: o planejamento da retomada das aulas presenciais e a continuidade do ano letivo. Para apoiar as redes nesses desafios, o Itaú Social e o Instituto Reúna lançaram gratuitamente os Mapas de Foco da BNCC, que ajudam a identificar, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as aprendizagens e habilidades prioritárias para o avanço dos estudantes em um cenário que pede um currículo flexível.

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“Os Mapas de Foco não substituem a BNCC, é bom que fique claro. Eles foram construídos para serem aliados das secretarias, escolas e professores no desafio de organizar a continuidade do ano letivo, com o menor prejuízo possível no aprendizado dos alunos. Indicam uma direção para as redes na medida em que facilitam o planejamento daquilo que as ações pedagógicas devem abordar para que os alunos aprendam e evoluam, em suas respectivas faixas etárias e escolares”, explica a gerente de implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

Fortalecimento

currículo flexível

Educadores precisam de adaptação para um currículo flexível (foto: Envato Elements)

Outra importante função dos Mapas é orientar as escolhas de apoio pedagógico complementar e processos de combate às defasagens de aprendizado dos alunos que estão voltando para a sala de aula, já que nem todos tiveram acesso às atividades não presenciais.

Segundo os organizadores, a ferramenta pode ser um guia orientador não só em momentos críticos como este de pandemia, mas também em situações regulares de aprendizagem, para planejar formação de professores, para intervenções docentes que apoiem o desenvolvimento integral dos estudantes, ações de equalização de direitos de aprendizagens por etapa/série de escolarização, bem como processos de avaliação tanto diagnósticas, quanto formativas.

Leia: José Pacheco: em uma aula nada se aprende. É preciso partir para a nova educação

Possibilidades de uso dos Mapas de Foco:

  • Organização e priorização de conteúdos, como materiais didáticos, sequências de atividades e planos de aula para estudantes, com foco na aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes, alinhados à BNCC;
  • Guia para a elaboração de avaliações diagnósticas para dar clareza ao que os alunos sabem ou não, e de quais habilidades pré-requisitos eles precisam desenvolver para fazer os nivelamentos necessários (reforço escolar);
  • Apoiar o departamento pedagógico das escolas no replanejamento das aulas e outras ações escolares, considerando a drástica redução do tempo de aula (calendário escolar, ações de formação pedagógica com corpo docente para lidar com defasagens, entre outras).

Clique aqui para acessar a ferramenta.

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Autor

Redação revista Educação


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