NOTÍCIA

Políticas Públicas

Autor

Redacao

Publicado em 10/12/2018

Saiba o contexto em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi construída e entenda sua importância

Em 10 de dezembro o documento da ONU que proclama pela liberdade, paz e justiça completa 70 anos

O ano era 1948. O mundo ainda estava em tensão com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). Líderes globais que buscavam impedir um novo Holocausto e demais atrocidades se reuniram na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Paris, em 10 de dezembro de 1948, e proclamaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) rumo à paz e inclusão.
A ONU informa em seu site que a versão final da Declaração foi apresentada à Assembleia Geral, em 9 de dezembro de 1948, por um descendente de negros escravizados, o delegado haitiano Emile Saint-Lot (1904-1976), o qual afirmou que o documento foi “o maior esforço já feito pela humanidade para dar à sociedade novas bases legais e morais”.
A DUDH são declarações de princípios contidos em 30 artigos que garantem que todo cidadão deve ter sua raça, cor, sexo, religião, nacionalidade, opinião e qualquer outra condição respeitada e garantida em todo o planeta, incluindo a liberdade de expressão. O documento fornece ainda bases de reflexões para a sociedade continuar a lutar pelo mínimo: meio ambiente e as mudanças climáticas, direito à vida, ao alimento, moradia e saúde e lembrar que milhões de pessoas ao redor do globo ainda têm seus direitos violados diariamente.

70 anos Declaração dos Direitos Humanos ONU

Arquivo: Eleanor Roosevelt and Human Rights Declaration

Segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), mais de 40 milhões de pessoas no mundo são vítimas de escravidão. O Instituto de Estatística da Unesco (UIS na sigla em inglês) também alerta para uma crise global de aprendizagem, uma vez que seis em cada dez crianças e adolescentes são incapazes de ler uma frase simples ou resolver um cálculo matemático básico. “As desigualdades na aprendizagem são vistas e sentidas não apenas no nível individual, mas entre países e comunidades, com sociedades inteiras retidas por educação de má qualidade e deficiência nas habilidades”, afirma a diretora do UIS à ONU, Silvia Montoya.
Com os países seguindo as diretrizes do documento há um grande avanço, uma vez que independe da nação, os direitos do ser humano são iguais e podem ser questionados a nível internacional, como os tribunais penais internacionais da ONU para Ruanda e Camboja.

1948 versus 2018

Artigo 18: Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.
Com uma defesa progressista já em 1948, hoje, 70 anos depois, todos esses princípios que lutam contra o racismo, a discriminação e intolerância, segundo os membros da ONU, permanecem entre os maiores desafios da atualidade em todas as regiões do mundo. E o ano é 2018.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido no mundo, totalizando 512 idiomas, de abkhaz a zulu. Todos os direitos defendidos compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visa criar um mundo melhor até 2030, como erradicar a pobreza e desigualdade, lutar contra o desequilíbrio climático e a degradação ambiental, e implementação de mecanismos que criem prosperidade, paz e justiça.

ONU Declaração dos Direitos Humanos

A Declaração foi “o maior esforço já feito pela humanidade para dar à sociedade novas bases legais e morais” (foto: Shutterstock)

Leia também:

Conheça a primeira escola pública sustentável da América Latina

Animação destaca as lutas da ONU pelo planeta

 


Leia Políticas Públicas

Ministros da Educação

Ministros da Educação da América Latina se reúnem no Reino Unido

+ Mais Informações
educacao-2026

Entre o giz e o voto: perspectivas da educação brasileira para 2026

+ Mais Informações
Protestos no Roblox

Protesto no Roblox mostra que o ECA Digital precisa ser dialogado com as...

+ Mais Informações

Hora de rever a aprendizagem que promovemos

+ Mais Informações

Mapa do Site