NOTÍCIA
Evento gratuito será promovido até 28/11, em São Paulo
Escola Lumiar realiza, de até
28 de novembro
, a
I Mostra de Vídeo Cinema-Educação
, com o objetivo de debater as relações entre escola, arte e sociedade, por meio de filmes e palestras que levam à reflexão sobre a responsabilidade do educador e as suas possibilidades em diferentes épocas e lugares da História.
Confira abaixo a programação:
3 de novembro
19h: A Língua das Mariposas
(Espanha, 1999)
– Diretor: José Luis Cuerda
Drama – Menino que ingressa na escola no período imediatamente anterior à Guerra Civil Espanhola encontra adultos republicanos que vão influenciá-lo por toda a vida.
7 de novembro
19h: Do Luto à Luta
(Brasil, 2005)
– Diretor: Evaldo Morcazel
Documentário – Um retrato da vida de portadores de Síndrome de Down que enfrentam as limitações em busca de seus objetivos.
21h: Palestra:
Incluir para Educar e Educar para Incluir
Participantes: o cineasta Evaldo Morcazel, a promotora pública e autora do livro
Direitos das Pessoas com Deficiência
, Eugênia Fávero, e Maria Aparecida Ourinhos Gavioli, professora de Gestão Educacional Inclusiva na Faculdade Paulista de Educação e Comunicação de Ibiúna e mestranda em Pedagogia pela PUC-SP.
10 de novembro
19h: Ponto de Mutação
(EUA, 1990) –
Diretor: Bernt Capra
Drama – No auge da Guerra Fria, uma cientista desencantada com o projeto Guerra nas Estrelas, um candidato à presidência dos Estados Unidos derrotado e um dramaturgo em crise se encontram no castelo medieval de Mont Saint Michel, no litoral da França, e se surpreendem discutindo ecologia, política, tecnologia e futuro.
17 de novembro
19h: As 200 Crianças do Dr. Korczak
(Polônia, 1990) –
Diretor: Andrzej Wajda
Drama – Cinebiografia do pediatra e educador polonês Janusz Korczak, que manteve um orfanato de crianças judias conhecido como “República de Crianças” durante a primeira metade do século XX.
21h: Palestra:
O Legado de Janusz Korczak
Participantes: o
professor Dr. Dalmo Dallari, jurista e presidente da diretoria executiva da Associação Janusz Korkzac do Brasil, a professora Rachel Gevertz, secretária acadêmica da diretoria executiva da Associação Janusz Korkzac do Brasil, e Andréa Moruzzi, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
21 de novembro
19h: Sociedade dos Poetas Mortos
(EUA, 1989) –
Diretor: Peter Weir
Drama – Um carismático professor de literatura chega a um conservador colégio, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos.
21h: Palestra:
O Espaço da Arte na Escola
Participantes: Vicente Concílio, ator e educador da Escola Lumiar, e
Lucas Buteler
, artista plástico e educador da Escola Lumiar.
28 de novembro
19h: Quando Tudo Começa
(França, 1999) –
Diretor: Bertrand Tavernier
Drama – Professor de uma pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e o conseqüente desemprego se envolve em uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população.
21h:
Palestra:
Educação, família e sociedade
Participante:
Lilian L’Abbate Kelian, diretora da Escola Lumiar
O evento será realizado na Escola Lumiar, que fica na Rua Bela Cintra, 561, Bela Vista, São Paulo (SP). A entrada é gratuita e aberta ao público geral.
Mais informações pelo telefone (11) 3256-7092 ou pelo e-mail
instituto@lumiar.org.br
.
(Fonte: Escola Lumiar)