NOTÍCIA
Confira entrevistas com educadoras Gina Vieira Ponte e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, além de reportagem sobre desigualdade entre estudantes pretos, pardos e brancos
O dia 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra — e, na educação, trata-se de uma data em que é fundamental reforçar a importância da garantia de equidade e de uma educação antirracista, discussões que devem estar presentes ao longo de todo o ano.
Desta forma, nesta data, a revista Educação reúne duas entrevistas e uma reportagem que abordam temas para reflexão. Entre os assuntos abordados estão a desigualdade entre estudantes pretos, pardos e brancos, além da Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Como afirmou a educadora Gina Vieira Ponte em entrevista para a Educação: “Uma educação para as relações étnico-raciais é uma educação que amplia a nossa forma de pensar, que nos ajuda a acessar outros saberes que, inclusive, vão permitir pensar futuros diferentes”.
Confira, abaixo, os três conteúdos — que incluem, ainda, entrevista com Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Com cerca de 20 prêmios, projeto Mulheres Inspiradoras, voltado à leitura, letramento e escrita, de professora da rede pública que conseguiu se desprender das amarras tradicionais, inspira docentes que buscam dialogar com os/as estudantes

Educadora Gina Vieira Ponte (Foto: Tainá Frot/arquivo pessoal)
A afirmação da relatora da Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais convida à quebra da hegemonia do conhecimento e convivência

Petronilha Gonçalves (Foto: arquivo Fundação Santillana)
Estudantes pretos e pardos têm uma década de atraso em relação aos brancos no que se refere à conclusão do ensino fundamental — e esse é apenas um dos muitos indicadores da desigualdade. Especialistas indicam como a escola pode ser mais atraente e promover a equidade
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