NOTÍCIA
Bullying, intolerância, desrespeito, agressividade e intimidação, temas discutidos na série, são alguns pontos de reflexão abordados pelo Colégio Bom Jesus na mensagem
A série Adolescência, disponível na Netflix, tem tido grande repercussão ao trazer o impacto devastador da combinação entre o uso indevido das redes sociais, o bullying, a agressividade e a impulsividade. Fatores que podem levar a atitudes extremas e, até mesmo, crimes.
As cenas da série têm gerado angústia e impotência nos pais, mães e responsáveis, mas, ao mesmo tempo, se apresentam como uma oportunidade de reflexão e debate diante de tantas problemáticas difíceis de serem enfrentadas.
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Série ‘Adolescência’ e a violência: prevenção exige ações coletivas
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Pensando nisso, o Colégio Bom Jesus, com unidades no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, emitiu um comunicado, formulado pelo Departamento de Saúde Escolar (DSE), às famílias que têm seus filhos matriculados do 5º ano ao ensino médio, trazendo algumas reflexões acerca de pontos levantados na série, como uso excessivo de celulares e redes sociais, bullying, intolerância, desrespeito, intimidação, entre outros.
Abaixo, alguns dos pontos tratados na série e sobre os quais o Colégio Bom Jesus convida as famílias responsáveis por crianças e adolescentes a refletir.
Tendo em vista a dificuldade em controlar a atividade online de crianças e adolescentes, recentemente, alguns países restringiram o acesso às redes sociais antes dos 15/16 anos de idade. O Colégio considera, em seu comunicado, que a imaturidade inerente à infância e à adolescência faz com que alguns jovens tenham ainda mais dificuldade em lidar com algumas situações cotidianas, o que é agravado com o uso indevido da internet.
“A exposição inadequada, comparações, elogios em excesso ou críticas desmesuradas que pode ocorrer com o uso inadequado ou excessivo dessas redes”, diz o comunicado, “tudo isso pode trazer um efeito danoso ao cérebro em desenvolvimento”.
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Nesse contexto, o DSE reforça que o banimento dos celulares nas escolas brasileiras é um passo importante para promover a interação direta entre colegas, ao menos durante o período de aulas, e chama a atenção para o papel fundamental dos pais nesse processo. “Independentemente de leis de restrição de acesso precoce às redes sociais, os familiares podem tomar essa iniciativa, com o objetivo de reduzir potenciais danos.”
A série Adolescência ilustra a carência dessas habilidades em rompantes de descontrole emocional, resultando em violência; tomada de decisões impulsivas; dificuldades em estabelecer relacionamentos saudáveis, entre outros exemplos. No comunicado enviado às famílias, o Colégio Bom Jesus considera que elas devem identificar eventuais dificuldades socioemocionais da criança ou do adolescente e buscar ajuda, se necessário.
Segundo o documento, é importante “auxiliá-los a superá-las com o desenvolvimento de habilidades, como identificação de sentimentos, autorregulação emocional, resolução de problemas, análise de consequências e tomada de decisões etc.”. Se houver dificuldades nesse processo, o Colégio reforça que é preciso pedir ajuda profissional.
Foto: divulgação/Netflix
O comunicado salienta que é sempre importante as famílias estarem atentas a sinais de sofrimento emocional de crianças e adolescentes (ex.: transtorno depressivo, transtorno de ansiedade, autoagressão) e buscar ajuda profissional quando necessário.
“Como parte do Programa de Prevenção de Autoagressão, os alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio do Colégio Bom Jesus são orientados sobre os sinais de depressão e ansiedade e quanto à necessidade de buscar ajuda e não guardar segredo ao perceber sinais de sofrimento emocional ou quando tomam conhecimento de algum colega que está em aflição”, enfatiza o comunicado.
“Escutar a criança e o adolescente, ouvir suas opiniões, perceber quem são suas amizades, quais são suas frustrações e desilusões são algumas das atitudes que podem ser tomadas por pais, responsáveis e pessoas próximas. O comunicado sugere que “assistir à série em companhia do adolescente (classificação indicativa: 12 anos pelo Classind, 15 anos pelo Common Sense Media) pode ser uma oportunidade valiosa para discutir os temas abordados, de forma a compreender o estado mental deles e auxiliá-los a desenvolver o pensamento crítico e lidar de forma adequada com os desafios próprios da vida”.
Além disso, os familiares devem valorizar eventual sinalização da escola quanto a comportamentos que causam preocupação.
O grupo educacional tem, entre seus principais pilares e norteadores pedagógicos, algumas ações preventivas, entre elas o Programa de Habilidades Socioemocionais, o Programa de Prevenção ao Bullying e o Programa de Prevenção de Autoagressão.
O Bom Jesus trabalha, ainda, os valores franciscanos, em todas as séries, na tentativa de ensinar aos alunos que atitudes como amor, perdão, respeito, esperança, fraternidade, humildade, simplicidade e justiça devem nortear o dia a dia de todos.
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