NOTÍCIA

Podcast

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 27/11/2024

Podcast | Reflexões para um novo Enem (#48)

Maria Helena Guimarães de Castro participa de episódio que debate o exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, reformulado em 2009 e, hoje, é a principal porta de entrada para o ensino superior. A avaliação tem importância nacional e, desta forma, é objeto de muitos debates no campo educacional. No novo episódio do podcast Brasil Educação, intitulado Reflexões para um novo Enem, a pedagoga, mestre em educação e consultora educacional Tatiana Pita recebe Maria Helena Guimarães de Castro — uma das criadoras do exame — para falar sobre alguns dos temas que permeiam a discussão em torno da avaliação, tanto atualmente como para o futuro.

Na entrevista, Maria Helena aponta uma preocupação em relação às escolas focarem em ‘treinar’ estudantes para a realização do exame. “Eu, em particular, acho importante o Enem. Valorizo, defendo a existência do Enem. Mas todo exame é um recorte de currículo. Esse é o problema. Sendo um recorte de currículo, a escola não pode apenas se transformar numa escola que treina os alunos para fazer uma prova”, ponderou.

Ela afirma que a prova deve ser “resultado de um processo de aprendizagem” e que “a escola não é apenas treinamento para fazer prova”.

—–

Leia também

“Enem precisa ser renovado”, alerta uma das criadoras do exame

Sistema Nacional de Educação pode organizar a área pública

—–

Em relação a um possível retorno da utilização do Enem como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos  — possibilidade citada pelo ministro Camilo Santana em novembro deste ano —, Maria Helena disse ser contrária. Ela afirmou que, no passado, o estudante conseguia a certificação com uma nota de 450. “O aluno que tem algum atraso escolar vai optar por abandonar a escola e fazer a prova. Tira um conceito baixo e já tem o diploma, sem ter os conhecimentos e as habilidades que ele precisaria ter.”

Maria Helena Guimarães de Castro é titular na Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, da USP de Ribeirão Preto, SP, e professora aposentada de ciência política pela Unicamp. Ela presidiu o Inep de 1995 a 2002, sendo uma das criadoras do Enem, dentre outras importantes funções públicas.

Escute o episódio Reflexões para um novo Enem no Spotify:

Ou escute nas outras plataformas de podcast:

Apple: https://podcasts.apple.com/us/podcast/reflex%C3%B5es-para-um-novo-enem/id1621292384?i=1000678435519

Amazon Music: https://music.amazon.com.br/podcasts/2ba6b1b3-696e-49ae-90b8-a45b80144e74/episodes/1a3a8304-bc89-4145-8352-745a34fbb4cc/brasil-educa%C3%A7%C3%A3o-reflex%C3%B5es-para-um-novo-enem

Deezer: https://deezer.page.link/KNYnqTo8gVQQWWNUA

*Este episódio também está disponível no YouTube. Assista:


Leia Podcast

Brasil Educação - Reflexões para um novo Enem

Podcast | Reflexões para um novo Enem (#48)

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-11 at 16.26.32

Podcast | Histórias de professores(as) (#47)

+ Mais Informações
0046 - BR Edu_podcast_EP_46 [ThumbYT] (1)

Podcast | O eu, o outro e nós: humanizando o espaço escolar (#46)

+ Mais Informações
0045 - BR Edu_podcast_EP_45 [ThumbYT]

Podcast | Inteligência artificial como ferramenta pedagógica (#45)

+ Mais Informações

Mapa do Site