NOTÍCIA
Maria Helena Guimarães de Castro participa de episódio que debate o exame
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, reformulado em 2009 e, hoje, é a principal porta de entrada para o ensino superior. A avaliação tem importância nacional e, desta forma, é objeto de muitos debates no campo educacional. No novo episódio do podcast Brasil Educação, intitulado Reflexões para um novo Enem, a pedagoga, mestre em educação e consultora educacional Tatiana Pita recebe Maria Helena Guimarães de Castro — uma das criadoras do exame — para falar sobre alguns dos temas que permeiam a discussão em torno da avaliação, tanto atualmente como para o futuro.
Na entrevista, Maria Helena aponta uma preocupação em relação às escolas focarem em ‘treinar’ estudantes para a realização do exame. “Eu, em particular, acho importante o Enem. Valorizo, defendo a existência do Enem. Mas todo exame é um recorte de currículo. Esse é o problema. Sendo um recorte de currículo, a escola não pode apenas se transformar numa escola que treina os alunos para fazer uma prova”, ponderou.
Ela afirma que a prova deve ser “resultado de um processo de aprendizagem” e que “a escola não é apenas treinamento para fazer prova”.
—–
“Enem precisa ser renovado”, alerta uma das criadoras do exame
Sistema Nacional de Educação pode organizar a área pública
—–
Em relação a um possível retorno da utilização do Enem como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos — possibilidade citada pelo ministro Camilo Santana em novembro deste ano —, Maria Helena disse ser contrária. Ela afirmou que, no passado, o estudante conseguia a certificação com uma nota de 450. “O aluno que tem algum atraso escolar vai optar por abandonar a escola e fazer a prova. Tira um conceito baixo e já tem o diploma, sem ter os conhecimentos e as habilidades que ele precisaria ter.”
Maria Helena Guimarães de Castro é titular na Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, da USP de Ribeirão Preto, SP, e professora aposentada de ciência política pela Unicamp. Ela presidiu o Inep de 1995 a 2002, sendo uma das criadoras do Enem, dentre outras importantes funções públicas.
Apple: https://podcasts.apple.com/us/podcast/reflex%C3%B5es-para-um-novo-enem/id1621292384?i=1000678435519
Deezer: https://deezer.page.link/KNYnqTo8gVQQWWNUA
*Este episódio também está disponível no YouTube. Assista: