NOTÍCIA

Opinião

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 14/11/2024

O poder transformador da leitura em futuros educadores

Além do bem-estar emocional, hábito melhora escrita, expande vocabulário e estimula criatividade

Por Daniela Pannuti*, diretora do ensino fundamental da Avenues School: Como diretora do ensino primário em uma escola com muitos estagiários, tenho observado a importância de cultivar hábitos que promovam tanto o desenvolvimento profissional quanto o bem-estar pessoal. Um dos hábitos mais valiosos que posso compartilhar é a leitura. Além de ser uma atividade prazerosa, ela traz inúmeros benefícios essenciais para a formação de futuros educadores.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, Reino Unido, revelou que a leitura pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. Os participantes do estudo apresentaram uma diminuição na frequência cardíaca e relaxamento muscular, evidenciando que a leitura é uma ferramenta poderosa para aliviar a tensão. 

Para quem está começando na carreira docente, em que desafios emocionais e a carga de trabalho podem ser intensos, essa é uma informação extremamente relevante.

Contudo, os benefícios da leitura não se limitam ao bem-estar emocional. Para nós, educadores, a leitura é uma oportunidade de ampliar competências essenciais. Ela melhora a escrita, expande o vocabulário e estimula a criatividade. Além disso, ao ler, desenvolvemos um senso crítico mais apurado, fundamental para refletir sobre nossas práticas educacionais e o impacto que temos como educadores.

——

Leia também

10 conteúdos sobre o fazer docente e os desafios contemporâneos da educação

O olhar do professor(a) é precioso, mas não deve ter a carga de resolver todos os problemas dos estudantes e da escola

——

Transitando pelas palavras

Nossos estagiários e professores têm livre acesso à extensa coleção de títulos da escola, que cobre uma vasta variedade de publicações em diversos temas e idiomas. 

Nossa biblioteca é desenhada num formato único que não se restringe a um espaço fechado e com entrada controlada, mas se expande por todo o campus num conceito de ‘escola dentro da biblioteca e biblioteca dentro da escola’. Neste sentido, nosso acervo está espalhado pelos diferentes andares, despertando ainda mais o interesse pela leitura.

Também incentivamos a visita a diferentes espaços leitores para além da escola, como bibliotecas públicas, livrarias e museus que disponibilizam livros para consulta ou empréstimo.

Embora os estagiários estejam focados em atividades práticas e rotinas escolares, é importante reservar um tempo para a leitura.

 

leitura

Leitura permite desenvolver senso crítico mais apurado, fundamental para refletir sobre práticas educacionais (Foto: Shutterstock)

Aqui estão algumas sugestões para integrar esse hábito na sua rotina:

  1. Leitura sobre temas educacionais atuais: explore literatura sobre metodologias inovadoras, como a aprendizagem baseada em projetos (PBL), que pode inspirar novas formas de ensinar;
  2. Escolha leituras que expandam o vocabulário e o pensamento crítico: invista em livros sobre psicologia infantil, gestão de sala de aula e desenvolvimento cognitivo;
  3. Prática da leitura colaborativa, como clubes de leitura: organize pequenos grupos de leitura com colegas. Discutir um livro em conjunto pode trazer novas perspectivas e enriquecer a experiência;
  4. Anotações reflexivas: ao ler, conecte o conteúdo com suas próprias experiências na sala de aula. Isso ajuda a aplicar as ideias de forma mais ativa e significativa.

A leitura é um recurso poderoso para o desenvolvimento pessoal e profissional. Ao adotá-la como hábito, futuros professores não só aprimoram suas habilidades, mas também ganham uma ferramenta valiosa para enfrentar os desafios da carreira docente.

——

Leia também

Engajamento, para combater o bullying

Na Guiné-Bissau, política que beneficia professor gera “avalanche de interesse dos jovens com a profissão”, diz secretário do país

——

Sugestões de leitura

A arte de ler – Michele Petit

A importância do ato de ler – Paulo Freire 

Malala – Malala Yousafai

Os sete saberes necessários à educação do futuro – Edgar Morin

Entre a ciência a sapiência – Rubem Alves

O dilema da educação – Rubem Alves 

O banquete dos deuses – Daniel Munduku

Espaços de leitura na cidade de SP

Biblioteca do Parque Villa Lobos 

Biblioteca de quadrinhos do CCSP

Instituto Moreira Salles

Biblioteca Brasiliana Guita

José Mindlin, USP 

Unidades do SESC

*Daniela Pannuti é diretora do ensino fundamental da Avenues School, em SP, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano

 

——

Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Escute nosso podcast

 


Leia Opinião

inteligência artificial na educação - foto shutterstock

Inteligência artificial na educação é promissora, mas traz desafios

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-14 at 18.01.31

O poder transformador da leitura em futuros educadores

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-10-22 at 12.03.02

Promovendo a inclusão: terminologias e práticas na educação para todos

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-10-21 at 13.47.56

A educação do patrono da escola pública brasileira

+ Mais Informações

Mapa do Site